Manaus, 7 de maio de 2024
×
Manaus, 7 de maio de 2024

Cidades

Polícia Federal instala base fluvial no Vale do Javari

O local servirá como ponto de apoio para realização de diversos trabalhos de prevenção e repressão ao crime na localidade

Polícia Federal instala base fluvial no Vale do Javari

Base fluvial da PF (Foto: Polícia Federal/Divulgação)

Manaus (AM) – A Polícia Federal (PF) deslocou uma base fluvial da capital para o município de São Paulo de Olivença, a 985 quilômetros de Manaus. A ação, que iniciou nessa quinta-feira (24), faz parte da Operação Tucandeira, com objetivo de reprimir a atividade de garimpo ilegal no Vale do Javari.

O local servirá como ponto de apoio para realização de diversos trabalhos de prevenção e repressão ao crime na localidade.

De acordo com a PF, outros órgãos que atuam na repressão aos delitos que ocorrem no Vale do Javari também terão o suporte da base fluvial, que ficará instalada no município de Atalaia do Norte

Em uma reunião com o delegado de Polícia Federal, Humberto Freire, lideranças indígenas da União dos povos indígenas do Vale do Javari (UNIVAJA) falaram sobre questões referentes à segurança pública e pautas prioritárias para os povos da região.

Os representantes da Terra Indígena do Vale do Javari estiveram com autoridades do governo federal, com o objetivo de marcar a unidade de forças com o poder público, em defesa dos povos que habitam a região.

A região ficou internacionalmente conhecida após os assassinatos de Dom Phillips, que era colaborador do jornal britânico The Guardian, e Bruno Pereira, servidor licenciado da Funai. Os dois foram vistos pela última vez no dia 5 de junho, na região da reserva indígena do Vale do Javari, a segunda maior do país, com mais de 8,5 milhões de hectares.

Dom e Bruno reuniam provas contra criminosos do Vale do Javari e pretendiam denunciá-los às autoridades

No final de fevereiro, a presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Joênia Wapichana, a esposa do indigenista Bruno Pereira, Beatriz de Almeida, e a esposa do jornalista Dom Phillips, Alessandra Sampaio estiveram pela primeira vez na terra indígena.

LEIA MAIS: