Manaus, 3 de julho de 2025
×
Manaus, 3 de julho de 2025

Cidades

Polícia recupera mais de 500 celulares roubados; 250 serão entregues nesta quarta em Manaus

Parte dos aparelhos roubados em Manaus foram recuperados no interior do Estado. Programa "RecuperaFone" é uma iniciativa da gestão do secretário da SSP-AM, Vinícius Almeida.

Polícia recupera mais de 500 celulares roubados; 250 serão entregues nesta quarta em Manaus

O estado é o segundo do país a implantar o programa, coordenado pelo novo Núcleo de Investigação e Recuperação de Celulares (NIRC) - (Foto: Tácio Melo/Secom)

Manaus (AM) –  Nos últimos 40 dias, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), realizou a recuperação de mais de 500 aparelhos celulares com restrição de roubo e furto e registrou queda de 21% deste tipo de crime, em comparação ao mesmo período do ano passado.

O resgate é resultado do trabalho do Núcleo de Investigação e Recuperação de Celulares (NIRC), a partir do Programa RecuperaFone cumprido pelas Polícias Civil (PC-AM) e Militar (PMAM). Do total geral de dispositivos recuperados, 250 celulares serão entregues, nesta quarta-feira (30/10), aos seus verdadeiros donos.

Conforme informações do Núcleo de Investigação e Recuperação de Celulares (NIRC), responsável pelo RecuperaFone, durante os trabalhos, as equipes identificaram aparelhos, que haviam sido roubados ou furtado em Manaus, nas cidades do interior do Amazonas como Tefé, Tapauá, entre outras e nos estados do Pará e Paraná.

“Temos um número muito satisfatório para esse início e temos a plena convicção que para as próximas entregas, teremos números ainda mais expressivos. Tudo isso é fruto de muito trabalho de toda a nossa equipe que está focada neste trabalho, que é localizar e devolver o daquela pessoa que o conquistou com muito esforço. Paralelo a isso, vamos baixando não só o índice de roubo de celulares, mas também outros indicadores, como roubo ao transporte de pessoas e a pedestres, que são em muitas das vezes praticados com intuito de subtrair esse aparelho”, destacou o secretário da SSP-AM Vinícius Almeida.

Em visita ao Amazonas, a diretora-executiva do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), Samira Bueno destacou o empenho do Governo do Amazonas em trabalhar para buscar a redução dos crimes de roubo de celulares no Estado. “Acompanhamos que Manaus foi destaque nesse tipo de crimes nos últimos indicadores do Fórum, e rapidamente buscou dar uma resposta para isso ao implantar esse programa aqui no Amazonas, e com isso, a expectativa é que no ano que vem, esse cenário seja totalmente diferente”, comentou Bueno.

Outras reduções

Durante o mesmo período em que o Centro Integrado de Estatística da SSP-AM registrou redução nos indicadores dos roubos a celulares, o CIESP identificou que os crimes de roubo praticado aos pedestres tiveram queda de 15% e ao transporte de passageiros, também, apresentou redução com o registro de apenas três casos em setembro, sendo que em mês igual, em 2023, foram 14 ocorrências.

Fases

Desde o dia do lançamento do RecuperaFone no Amazonas, realizado, no dia 17 de setembro, até hoje, o Programa que é coordenado pelo Núcleo de Investigação e Recuperação de Celulares (NIRC) deflagrou diversas ações na capital amazonense.

policia-recupera-mais-de-500-c

A ação é resultado de 40 dias de trabalho do Núcleo de Investigação e Recuperação de Celulares, que aponta queda nos crimes de roubo e furto de celulares

Durante a primeira Operação, realizada no dia 20 de setembro, as Polícias Civil (PC) e Militar (PM) com o apoio de órgãos de fiscalização, recolheram no Centro de Manaus, aproximadamente, 1 mil aparelhos. Os dispositivos móveis estavam em bancas e lojas identificadas como assistências técnicas. Todo material foi apresentado no 24º Distrito Integrado de Polícia (DIP) e segue em análise.

Em outra ação para combater esse tipo de crime, a SSP-AM deflagrou a Central Integrada de Fiscalização (CIF) em todas as zonas de Manaus. Diversas lojas e assistências de aparelhos celulares que estavam irregulares foram interditadas e aparelhos celulares apreendidos.

Notificações

O Núcleo, paralelo às operações, realiza o envio de notificações em massa às pessoas identificadas por terem inserido suas informações pessoais em aparelhos com IMEIs com restrições de roubo ou furto. Além disso, as pessoas que não compareceram à notificação enviada pelo Núcleo, foram comunicadas presencialmente pelas equipes do Nirc para comparecerem à unidade policial para prestarem esclarecimentos.

Nova fase

Iniciada neste sábado (26/10), o programa RecuperaFone está atuando em blitz realizadas nas principais vias da capital para localizar celulares roubados ou furtados.

A ação inclui a checagem do número IMEI dos celulares encontrados com os cidadãos abordados, de forma rápida e sem acessar dados sigilosos.

Como funciona o sistema

Quando um celular é roubado ou furtado, o cidadão registra o Boletim de Ocorrência em um Distrito Integrado de Polícia (DIP) ou na Delegacia Virtual e obrigatoriamente apresentar o identificador único do aparelho, chamado IMEI (International Mobile Equipment Identity). A partir dessas informações, o software cria um banco de dados sobre celulares reportados como roubados ou furtados.

O sistema monitora os celulares em uso e verifica se seus IMEIs correspondem a algum registro de roubo ou furto. Quando detecta um IMEI correspondente, o Núcleo de Investigação e Recuperação de Celulares (NIRC) da Polícia Civil, envia uma mensagem em massa por intermédio de um número de WhatsApp verificado da SSP/AM para o telefone do usuário, que é chamado para comprovar a propriedade legítima do aparelho.

(*) Com informações da assessoria

LEIA MAIS:

Líder do CV, ‘Tio Patinhas’, teria sido mandante de roubo à loja TVLar

Guarda Municipal prende suspeito de assalto a ônibus da linha 650

Senado aprova projeto que prevê atendimento psicológico para filhos de vítimas da violência