Manaus (AM) – O narcotraficante e líder de organização criminosa, o ‘Tio Patinhas’, teria sido o mandante do assalto em uma loja na avenida Nossa Senhora de Fátima, bairro Cidade de Deus, zona Norte de Manaus, na última terça-feira (18). A ação resultou na prisão de Elias Gabriel Pereira Ferreira, 23 anos, e Fillipe Lira da Silva, de 18 anos, nesta quinta-feira (20).
Os criminosos foram autuados na tarde desta quinta-feira após os agentes da 15º Companhia Interativa Comunitária (Cicom) se deslocarem em duas ruas no bairro Nossa Senhora de Fátima II, zona Norte, onde capturaram Elias e, logo depois, Felipe.
No momento da prisão, foram encontrados 10 celulares e a motocicleta que foi usada como instrumento de fuga no dia do roubo.
Rodrigo Freires da Silva Lira, Guilherme Fragoso Suniga e um outro suspeito – até o momento não identificado – continuam foragidos.
O roubo foi majorado, no qual os suspeitos renderam funcionários e clientes do estabelecimento e deixaram um prejuízo superior a R$ 25 mil.
Após o dia da ação criminosa, a Polícia Civil do Amazonas conseguiu fazer o trajeto da rota de fuga dos suspeitos por meio das câmeras de vigilância e também identificaram a quadrilha operante no crime.
Segundo o delegado Cícero Túlio, toda a ação foi encomendada de dentro da cadeia, onde o ‘Tio Patinhas’ está preso. O narcotraficante havia pedido a Rodrigo para que realizasse o assalto de celulares para distribuição para os demais membros da organização, e também é responsável pelo empréstimo das armas para o assalto. O foragido seria o elo entre os assaltantes e ‘Tio Patinhas’.
Quem é ‘Tio Patinhas’?
Clemilson dos Santos Farias, mais conhecido como “Tio Patinhas”, foi preso no dia 11 de dezembro 2022, foragido desde janeiro daquele ano com uma arma de fogo capaz de derrubar um avião. Ele é apontado pela polícia como um dos líderes da facção criminosa ‘Comando Vermelho’ em Manaus.
Policiais prenderam o suspeito em uma igreja – na Zona Norte da capital – com documentos falsos. Clemilson possuía mandados de prisão em aberto por organização criminosa, associação para o tráfico, tráfico de entorpecentes e lavagem de dinheiro.
‘Tio Patinhas’ já havia sido preso em junho de 2018 em um apartamento, no Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco. Ele teve liberdade concedida por uma juíza em janeiro de 2022.
Após isso, no mesmo mês, um desembargador revogou a decisão de 1ª instância e determinou que o líder do CV voltasse para a prisão; assim, ele se tornou foragido da Justiça.
O assalto à loja em Manaus, no dia 18, deve entrar para a lista de crimes para contabilizar na sua prisão.
Confira as fotos dos foragidos:
- LEIA MAIS:
- Homem envolvido em assalto planejado por blogueira em Manaus é procurado
- Suspeito de liderar facção criminosa, ‘Tio Patinhas’ é preso durante operação em Manaus
- Desembargador ordena que ‘Tio Patinhas’ volte para a cadeia: ‘não se trata de mero soldado do tráfico’
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.