Manaus, 25 de abril de 2024
×
Manaus, 25 de abril de 2024

Cidades

‘Bileno’, traficante do CV, é preso em ação conjunta em Fortaleza

Bileno era foragido da Justiça amazonense há mais de um ano e seguia escondido no Ceará. Ele fez parte da FDN e atualmente integrava o CV

‘Bileno’, traficante do CV, é preso em ação conjunta em Fortaleza

Foto: Divulgação

O traficante de drogas e foragido da Justiça do Amazonas, Lenon Oliveira do Carmo, o “Bileno”, foi preso no sábado (17), por policiais civis e da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), em Fortaleza, no Ceará.

Lenon estava com mandado aberto desde fevereiro deste ano, expedido pela desembargadora Onilza Abreu Goreth. O traficante era foragido da Justiça amazonense há mais de um ano e seguia escondido na capital cearense.

Segundo informações da polícia, Lenon foi membro da facção criminosa Família do Norte (FDN), um dos braços direitos do narcotraficante José Roberto Fernandes Barbosa, o”Zé Roberto da Compensa”. Atualmente, Lenon integra o Comando Vermelho (CV), considerado um dos braços fortes da facção criminosa de origem carioca.

As investigações apontam, ainda, que Lenon, mesmo em outro estado, continuava comandando as atividades da organização criminosa no bairro Colônia Antônio Aleixo, na zona Leste da capital amazonense, e chefiava a produção de maconha no rio Abacaxi, em Nova Olinda do Norte, distante 135 quilômetros de Manaus.

Segundo levantamento da Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência (Seai) da SSP-AM, ‘Bileno’ usava a orla do bairro Colônia Antônio Aleixo, Puraquequara e Balneário do Remanso do Boto para receber o carregamento de drogas do Rio Abacaxis. Em seguida, ele escoava o material entorpecente para diversos pontos da capital.

Conforme a polícia, Lenon é de alta periculosidade e é conhecido por decapitar traidores e rivais do tráfico.

Lenon chegou a ser preso no dia 06 de março de 2014, pela equipe da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), que tinha como titular o delegado Paulo Martins.

Ele foi apontado como um dos responsáveis pelo massacre nas unidades prisionais do Amazonas no dia 1° de janeiro de 2017.

Segundo a SSP-AM, para tentar se esconder das autoridades policiais amazonenses, Lenon mudou de identidade e passou a se chamar Aylon Soares Cardoso. Ele também fez cirurgias plásticas no rosto, e ganhou nova aparência.

A secretaria informou que ‘Bileno’ ostentava uma vida de luxo com a família na capital cearense. Ao ser preso, na manhã de sábado, estava visitando sua nova residência, uma casa de alto padrão a poucos metros da praia de Icaraí, na região litorânea. Foram dois dias de campana para a prisão ser efetuada.

Lenon Oliveira do Carmo, o ‘Bileno’, após procedimentos cirúrgicos. Foto: Divulgação