Manaus, 3 de maio de 2024
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Manchete

Em cinco anos, Arthur Virgílio aumenta em 540% os gastos com comunicação

Em cinco anos, Arthur Virgílio aumenta em 540% os gastos com comunicação

No ano passado, gestão de Arthur fez o maior gasto com comunicação desde que reassumiu a Prefeitura (Foto: Alex Pazuello/Semcom)

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, é o chefe de executivo recordista em gasto anual com comunicação no Amazonas, considerando os dados disponíveis. Levantamento feito junto aos portais da transparência do município e do Estado mostram que, desde 2013, quando reassumiu a prefeitura, os gastos com comunicação saltaram incríveis 540% até 2017, muito acima do crescimento de 3% do governo do Estado com esta área em igual período. O ano passado foi o de maior desembolso: R$ 89 milhões.

No ano passado, gestão de Arthur fez o maior gasto com comunicação desde que reassumiu a Prefeitura (Foto: Alex Pazuello/Semcom)

Em 2017, o gasto recorde da Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom) ocorreu justamente no ano em que o prefeito começou a aparecer na mídia defendendo sua candidatura à Presidência da República.

O levantamento considerou os gastos da Prefeitura a partir de 2012, quando há dados disponíveis na Transparência, e os gastos do Estado a partir de 2010. Em 2012, o prefeito da capital amazonense era Amazonino Mendes, que deixou a Prefeitura sob muitas críticas.

Desde que voltou ao comando da Prefeitura, no dia 1º de janeiro de 2013, Arthur Virgílio já gastou R$ 317 milhões (precisamente R$ 317.552.819,67), considerando a consulta ao portal da transparência do município nesta quarta-feira (3).

Surpreende ainda mais o valor quando se considera que o orçamento do município gira em torno de um terço do Estado. Neste período, de 2013 pra cá, o governo gastou R$ 284 milhões (R$ 284.028.429,72), um desembolso 10,5% menor que o da gestão de Arthur.

Pagamentos da Semcom em 2017 (Foto: Reprodução)

Sócios da empresa que mais faturou doaram para a campanha de Arthur

A Tape Publicidade Ltda. foi quem mais faturou com a Semcom em 2017. Foram R$ 27 milhões (27.981.948,42) em 12 meses, o que significa que de R$ 10 pagos pela secretaria, R$ 3,15 foram para a empresa.

Vale lembrar que, na campanha para a reeleição de Arthur Virgílio em 2016, os sócios da Tape fizeram doações para o tucano.

Geraldo Hilton Ribeiro doou R$ 80 mil e foi o nono maior doador pessoa física. Outro sócio da empresa, Rodrigo Esteves Ribeiro, doou R$ 30 mil, enquanto seu irmão, Mateus Esteves Ribeiro, doou R$ 28 mil. Mateus não aparece na lista de sócios da Tape, mas exerce cargo de direção.

Infográfico mostra a evolução dos gastos com comunicação

Outras duas empresas também faturaram R$ 27 milhões, cada

Além da Tape Publicidade, outras duas empresas faturaram alto com a comunicação da Prefeitura.

A Mene e Portella Publicidade Ltda. faturou R$ 27.575.047,24, ou 30,9% do total pago pela Semcom em 2017. Foi esta empresa que desenvolveu o novo brasão utilizado pela Prefeitura no ano passado.

Já a Antônio Fernandes Barros Lima Junior-EPP faturou R$ 27.741.607,95, ou 31,1% do total.

Gasto foi maior em véspera de ano eleitoral

Os gastos da Prefeitura de Manaus com comunicação foram mais elevados em véspera de ano eleitoral. Em 2015, um ano antes de se candidatar à reeleição, a gestão de Arthur usou R$ 84 milhões do dinheiro do contribuinte na Semcom. Este é o segundo maior valor na série histórica.

Já os valores de 2017 – os maiores da história – ocorreram no ano que antecede as eleições presidenciais e para governo.

Em entrevista ao site El País, em novembro, Arthur disse não tem vontade de voltar ao Senado ou concorrer ao Governo do Estado.

Mais gastos em 2018

No final de 2017, a Câmara Municipal de Manaus aprovou o orçamento para a Prefeitura em 2018, de R$ 4,7 bilhões. A Semcom terá um orçamento de R$ 67,9 milhões, muito acima do de 2017. Mais especificamente, 105% acima.

No ano passado, a previsão orçamentária era de R$ 33 milhões. Ao final do ano, a gestão de Arthur ultrapassou esse valor em R$ 55 milhões.