Manaus, 19 de abril de 2024
×
Manaus, 19 de abril de 2024

Política

CPI da Saúde mira Maus Caminhos, ex-secretários e Hospital Nilton Lins

CPI aprovou pelo menos 17 requerimentos que solicitam informações, documentos e convoca dirigentes e ex-dirigentes da Secretaria de Estado de Saúde (Susam)

CPI da Saúde mira Maus Caminhos, ex-secretários e Hospital Nilton Lins

Em uma semana, os primeiros trabalhos da CPI da Saúde, também chamada de CPI da Pandemia, resultaram na solicitação de inspeção ao Hospital de Campanha Nilton Lins, na convocação de ex-secretários de Saúde e nos relatórios da operação “Maus Caminhos”, deflagrada em 2016 e responsável por desarticular esquemas que desviavam recursos da saúde pública do Amazonas.

Na última quarta-feira, 27, a Comissão Parlamentar aprovou, pelo menos, 17 requerimentos que solicitam informações e documentos, como também convoca dirigentes e ex-dirigentes da Secretaria de Estado de Saúde (Susam), além de hospitais da capital.

Nestes requerimentos são convocados, por exemplo, a ex-secretária executiva de Saúde Daiana Mejia e o ex-secretário de Saúde, Rodrigo Tobias, para prestarem esclarecimentos a respeito de certa compra de respiradores para o tratamento de pacientes com a covid-19.

Na última sexta-feira (29), os deputados Wilker Barreto, Delegado Péricles e Fausto Júnior anunciaram uma inspeção no hospital de campanha da Nilton Lins.

Ao realizarem a inspeção, os deputados estaduais criticaram a falta de informações e de documentos sobre contratos e pagamentos de empresas terceirizadas.

Os parlamentares chegaram a acionar o Ministério Público do Estado (MP-AM) e o Tribunal de Contas do Estado (TCE) para intervir na questão.

Em resposta aos parlamentares, maioria da oposição do governo Wilson, a Secretaria de Comunicação do Estado (Secom) explicou que estes documentos solicitados pelos membros da CPI, podem ser solicitados, por meio de ofício, à Secretaria de Estado de Saúde (Susam)- responsável por todos os processos de contratação da unidade hospitalar.

Na quarta-feira, 27, a comissão também aprovou em sessão virtual o pedido do relator Fausto Jr para que o Ministério Público Federal (MPF) forneça cópia completa do relatório da operação ‘Maus Caminhos’, deflagrada em 2016, que desarticulou esquema que desviava recursos da saúde pública do Estado.

O parlamentar argumenta que a investigação feita pelo MPF levou em conta desvios de recursos federais, porém, existe a necessidade de aprofundar a investigação e a possibilidade de que recursos estaduais também estivessem  envolvidos no esquema.