Manaus, 26 de abril de 2024
×
Manaus, 26 de abril de 2024

Política

Disputa pela Prefeitura de Itacoatiara ‘alimenta’ quatro pré-candidaturas para 2020

O atual prefeito, Antônio Peixoto, o ex-prefeito Mamoud Amed, o deputado estadual Cabo Maciel e o bancário Mário Abrahim despontam nas pesquisas de intenção de voto no município

Disputa pela Prefeitura de Itacoatiara ‘alimenta’ quatro pré-candidaturas para 2020

Município de Itacoatiara, interior do Amazonas (Foto: Divulgação)

Terceiro maior colégio eleitoral do Amazonas, com 66.385 eleitores, o município de Itacoatiara, a 270 quilômetros de Manaus, tem despertado a cobiça de pretensos candidatos a prefeito da cidade, que hoje já conta com quatro aspirantes ao cargo: o atual prefeito, Antônio Peixoto (PT), o deputado estadual Cabo Maciel (PL), o ex-prefeito, Mamoud Amed (PSDB), e o bancário Mário Abrahim (PSB), que já disputou a prefeitura na eleição de 2016 e o cargo de deputado estadual, em 2018.

Com uma economia baseada no comércio, no serviço e na pecuária, Itacoatiara possui o segundo maior PIB do Amazonas, estimado em R$ 2,05 bilhões, perdendo apenas para a capital amazonense e é a terceira cidade mais populosa do Estado, com 101.337 habitantes. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Com todo esse cenário, a disputa pré-eleitoral se desenha acirrada e agita os bastidores da política local. Em seu segundo mandato como prefeito (em períodos alternados), Antônio Peixoto não fala abertamente em reeleição, mas alimenta o desejo de chegar a um terceiro mandato.

Mas, com uma gestão cheia de denúncias de corrupção, acaba sendo um prato cheio para seus adversários tentaram a “sorte” nas eleições de 2020.

Um deles, o deputado Cabo Maciel, já não faz mais segredo que planeja disputar o cargo no próximo ano. Ao Amazonas1, o parlamentar afirmou que essa é a intenção e que vai trabalhar para viabilizar seu nome à disputa municipal. Maciel, que é natural da cidade de Humaitá, mas desde os 2 anos passou a morar em Itacoatiara, está em seu terceiro mandato na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), reeleito ano passado com 27.258 mil votos.

Mamoud Amed, que também já administrou Itacoatiara por cinco vezes, em períodos anteriores, e é um dos políticos de maior influência na cidade, também é visto como eventual candidato, inclusive citado em pesquisas de intenção de voto na cidade para as eleições de 2020.

Por último, Mário Abrahim, que mesmo não tendo experiências no Executivo e nem no Legislativo, tem crescido sua popularidade local e visto como um novo nome para a disputa eleitoral, além de despontar nas pesquisas eleitorais realizadas no município.

No entanto, todas essas definições somente serão concretizadas em meados de 2020 e ratificadas nas convenções partidárias, no segundo semestre do próximo ano.