Manaus, 18 de abril de 2024
×
Manaus, 18 de abril de 2024

Política

General Heleno diz que interesses ocultos querem prejudicar governo

O ministro comentou, ainda, o aumento das queimadas na Amazônia, alegando que causas naturais favorecem os incêndios

General Heleno diz que interesses ocultos querem prejudicar governo

O ministro de Segurança Institucional, general Augusto Heleno, disse na segunda-feira (21) que o debate sobre o meio ambiente tem sido distorcido por estrangeiros com o objetivo “oculto, mas evidente, de prejudicar o Brasil e derrubar o governo Bolsonaro”

Leia mais em: Deputados candidatos do AM gastaram mais de R$238,9 mil com publicidade

Heleno e outros ministros do governo participaram de audiência pública convocada pelo ministro Luís Roberto Barroso, do STF (Supremo Tribunal Federal), sobre o estado atual das questões ambientais no Brasil.

Sem citar nenhum país ou ente específico, Heleno também disse que potências estrangeiras e organizações não governamentais usam argumentos falsos e dados fabricados ou manipulados “para nos apresentar como vilões do desmatamento e do aquecimento do planeta”. Ele afirmou ser preciso deixar claro “que a Amazônia brasileira nos pertence”.

O ministro comentou, ainda, o aumento das queimadas na Amazônia, alegando que causas naturais favorecem os incêndios. “É importante ressaltar que o assunto é altamente polêmico. Não há comprovação científica de que o aumento de incêndio nas florestas primárias decorra de inação do governo federal”, disse o ministro do GSI.

Heleno teve o apoio do ministro de Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, que falou na sequência: “Logicamente o aumento da temperatura do planeta causa uma melhor condição para que existam queimadas, ou seja, propicia 1 número maior de focos de incêndio no planeta inteiro”, disse.

 

(*) Informações Poder 360