US - R$ 4,17

×

Haddad sobre Bolsonaro abrir Amazônia aos EUA: “Falta de juízo”

Em entrevista a rádio Jovem Pan, no mês de abril, Bolsonaro afirmou que tinha intenção de abrir Amazônia para ser explorada pelos EUA.

“Isso aí é falta de juízo”, comentou Fernando Haddad ao falar sobre a intenção do presidente, Jair Bolsonaro, em dividir a Amazônia com os Estados Unidos. O petista esteve em Manaus nesta quinta-feira, 23, liderando a caravana Lula Livre, ao lado da presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann. 

“Não tem explicação, como você vai compartilhar um território com outro país. Onde já se viu um negócio desses? Isso é soberania nacional, território é nosso, é do povo brasileiro. Um presidente não tem autoridade para ficar negociando partes do território”, declarou. 

Haddad destacou ainda que Bolsonaro e Trump estão com índice de aprovação em queda, e que não seria vantajoso para o Brasil negociar algo assim com um ‘presidente que também está passando por dificuldades’.

Haddad veio à Manaus na Caravana Lula Livre – foto: reprodução

Bolsonaro quer abrir Amazônia para EUA explorar

Em entrevista a rádio Jovem Pan, no mês de abril, Bolsonaro afirmou que tinha intenção de abrir Amazônia para ser explorada pelos EUA.

“Quando estive agora com Trump, conversei com ele que quero abrir para ele explorar a região amazônica em parceria. Por que como está, nós vamos perder a Amazônia, aquela área é vital para o mundo”, disse na época.

Para o presidente, a medida vai impedir que o Brasil perca a região. Isso porque há uma discussão entre a Organização das Nações Unidades (ONU) e indígenas, segundo Bolsonaro, para criação de novos países dentro do Brasil. 

A Amazônia é uma das regiões que seriam separadas do país, afetando a economia de cidades da região Norte, incluindo Manaus e São Gabriel da Cachoeira.

Faça um comentário