Manaus, 29 de março de 2024
×
Manaus, 29 de março de 2024

Política

Hiram Nicolau, irmão do pré-candidato Ricardo Nicolau, denuncia que Arthur Neto vai extinguir Manausmed

Segundo o vereador Hiram Nicolau (PSD), o prefeito Arthur Neto (PSDB) vai finalizar o mandato extinguindo a Manausmed

Hiram Nicolau, irmão do pré-candidato Ricardo Nicolau, denuncia que Arthur Neto vai extinguir Manausmed

FOTO: ROBERVALDO ROCHA / CMM

O vereador Hiram Nicolau (PSD) denunciou que o prefeito de Manaus, Arthur Neto (PSDB), vai finalizar seu mandato extinguindo o contrato com a Manausmed, empresa responsável pelos planos de saúde dos servidores públicos municipais.

Segundo o discurso de Hiram Nicolau realizado na Câmara Municipal de Manaus (CMM), na segunda-feira (21), Arthur Neto vai providenciar, ainda, uma licitação, na qual a empresa vencedora será a Hapvida, conforme afirmou o vereador.

“Senhores vereadores, como presente para o final da gestão, eu adianto a vossas excelências que o prefeito Arthur Neto está extinguindo a Manausmed.  E mais, estará lançando uma licitação para contratar um plano de saúde. E eu, posso falar que tenho bola de cristal? Já sei até quem vai ganhar, já sei até quem é a empresa vencedora. Sim, é a Hapvida”.

A afirmação do parlamentar ocorre em pleno período eleitoral, no qual seu irmão, Ricardo Nicolau (PSD), dono do Grupo Samel, disputa a vaga para ser prefeito de Manaus. Antes disso, Hiram Nicolau, que não concorrerá à reeleição, era da base de Arthur Neto desde o seu primeiro mandato.

Leia mais: Ricardo Nicolau explica patrimônio ‘modesto’ declarado à Justiça Eleitoral

O vereador denunciou o caso, justificando que a extinção da Manausmed vai prejudicar os funcionários e servidores públicos, além de apontar que a Hapvida, suposta nova empresa que deverá ser contratada pelo prefeito Arthur, não paga impostos na capital.

“A contratação de um plano de saúde vai onerar a vida do funcionário, do servidor público, explicarei o porquê: um plano de saúde cobra por vida, portanto, o servidor público que tem um filho, um dependente, vai pagar um valor, mas o servidor que tem cinco filhos vai pagar outro valor. Isso se tornará inviável”, disse Hiram Nicolau.

“Quando você contrata um plano de saúde, você contrata toda uma cadeia. A Manausmed, hoje, tem mais de 150 prestadores de serviço, divididos entre consultórios, clinicas de diagnóstico por imagem, laboratórios, hospitais, enfim. São 80 milhões de reais por ano que serão deixados de ser inseridos na nossa economia para serem colocados nos cofres de uma empresa que não recolhe nem seus impostos em Manaus”, continuou.

Leia mais: Transição no hospital de campanha será gradual e transparente, diz Nicolau

No período mais crítico da pandemia de coronavírus na capital amazonense, o prefeito Arthur Neto e o agora pré-candidato Ricardo Nicolau firmaram parceria público-privada para a gestão e organização do hospital de campanha municipal, que estava sendo administrado pelo Grupo Samel e atendendo pacientes com covid-19.

A reportagem do Portal AM1 entrou em contato com a Prefeitura de Manaus e, por meio de nota, o órgão informou que está realizando um estudo de redirecionamento para fazer uma mudança no atual plano de saúde dos servidores.

Veja nota na íntegra:

“A Prefeitura de Manaus esclarece que realiza um estudo de redirecionamento do Serviço de Assistência aos Servidores Públicos do Município de Manaus (Manausmed), visando alterar a condição atual de Serviço de Assistência para Plano de Saúde, conforme a regulamentação da Agência Nacional de Saúde (ANS), para atender aos servidores públicos municipais ativos, aposentados, pensionistas e seus dependentes legais.
O Manausmed, que possui mais de 42 mil segurados, entre servidores e dependentes, busca dar continuidade e oferecer melhoria de assistência à saúde do servidor público municipal e seus dependentes de forma ampla, segura e eficiente, inclusive com a promoção de programas preventivos, objetivando qualidade de vida e excelência aos que servem ao município.  Os prestadores de serviços, especialidades médicas, clínicas, laboratórios e hospitais, estão no Guia Médico, disponível para download no portal da Prefeitura de Manaus, na aba “Semad”.”