Manaus, 7 de julho de 2026
×
Manaus, 7 de julho de 2026

Manchete

Irmão de José Melo fazia ‘ponte’ entre líder do grupo criminoso e governador, diz MPF

José Melo e o irmão, Evandro Melo. Ambos estão presos (Foto: Divulgação)

O ex-secretário de Administração do Estado, Evandro Melo, preso no último dia 13 pela Polícia Federal (PF) na Operação Custo Político, era quem fazia a intermediação entre o irmão, José Melo (PROS) e o médico e empresário Mouhamad Moustafa, preso em 2016 na Operação Maus Caminhos e líder do grupo criminoso que desviava dinheiro da Saúde pública do Estado. A informação é do Ministério Público Federal no Amazonas (MPF/AM).

José Melo e o irmão, Evandro Melo. Ambos estão presos (Foto: Divulgação)

Nesta quinta-feira (21), foi deflagrada a Operação Estado de Emergência, terceira fase da Maus Caminhos e resultado de investigação do MPF, da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União (CGU), que apontou que o ex-governador fazia parte do esquema criminoso de desvio de verbas da saúde.

O mandado de prisão temporária, cumprido pela Polícia Federal, foi determinado pela Justiça Federal no Amazonas, após parecer favorável do MPF, em razão dos fortes indícios de que José Melo recebeu recursos em espécie de Mouhamad Moustafa, médico e empresário preso em 2016 pela Operação Maus Caminhos. Além da prisão, foram cumpridos mandados de busca e apreensão em sete imóveis residenciais e comerciais localizados na Região Metropolitana de Manaus.