Manaus, 26 de abril de 2024
×
Manaus, 26 de abril de 2024

Manchete

PCdoB de Vanessa e Eron declara apoio a Braga na eleição ao governo do AM

PCdoB de Vanessa e Eron declara apoio a Braga na eleição ao governo do AM

 

Vanessa Grazziotin, Eduardo Braga e Eron Bezerra: retomam parceria política (Portal Vermelho)

 

Da Redação

O Diretório Estadual do PCdoB, no Amazonas, declarou, neste sábado, 10, o apoio à pré-candidatura do senador Eduardo Braga (PMDB) na eleição suplementar ao governo do Estado, prevista para ocorrer no dia 6 de agosto, o primeiro turno. A informação foi confirmada pelo presidente estadual da legenda, Eron Bezerra, durante uma reunião realizada no Sindicato dos Metalúrgicos, na Praça 14, na zona Centro-Sul de Manaus. 

Na ocasião Eron Bezerra informou que o apoio dos comunistas foi homologado na Resolução 03/2017 do PCdoB, na qual diz que três pontos foram considerados para a efetivação do apoio: a pulverização de candidaturas ligadas ao grupo do ex-governador José Melo (Pros), a construção de uma candidatura eleitoralmente viável e o compromisso de Braga em votar contra as reformas do presidente da República Michel Temer (PMDB), principalmente, as reformas Trabalhista e Previdenciária.

Há duas semanas, Temer exonerou a ex-deputada Rebecca Garcia da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) em represália ao posicionamento contrário do senador peemedebista à Reforma Trabalhista no Congresso. Rebecca era indicação de Braga para autarquia.  

Representatividade

O PCdoB é o maior partido do Estado em militância, com mais de 20 mil filiados, de acordo com dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM).  Apesar da adesão partidária na capital e interior, a sigla comunista não tem representantes na Câmara Municipal de Manaus (CMM) e na Assembleia Legislativa do Estado (ALE) além de não possuir representantes na bancada do Amazonas, na Câmara dos Deputados.   

Durante a reunião neste sábado, dirigentes do PCdoB reconheceram que não têm força política para indicar o vice  na chapa de Eduardo Braga, mas afirmaram que se o senador quiser “terão quadro disponível”. A legenda retoma a parceria com o senador do PMDB após terem ficado separados na eleição a prefeito de Manaus, no ano passado, onde Braga apoio Arthur Neto (PSDB) e o PCdoB aderiu à candidatura do deputado estadual José Ricardo (PT).

Na mesma reunião deste sábado, dirigentes do PCdoB afirmaram que buscarão apoio do PT para ampliar o apoio ao senador peemedebista apesar de o Partido dos Trabalhadores já ter lançado, no mês passado, a pré-candidatura de José Ricardo à eleição suplementar.