Manaus, 26 de abril de 2024
×
Manaus, 26 de abril de 2024

Política

Pretensos candidatos nas eleições desconversam candidaturas para 2020

Há 1 ano e 7 meses das eleições para a prefeitura de Manaus, que acontecerá em outubro de 2020, alguns nomes políticos do AM desconversam sobre candidaturas

Pretensos candidatos nas eleições desconversam candidaturas para 2020

Há um ano e sete meses das eleições para a prefeitura de Manaus, que acontecerá em outubro de 2020, alguns nomes políticos do Estado do Amazonas desconversam sobre suas possíveis candidaturas. O Portal AM1 apurou, em pesquisa interna, quais políticos do Amazonas cogitam se candidatar.

Na política desde 1999, o vice-prefeito de Manaus, Marcos Rotta, atualmente sem partido por ter desfiliado-se do PSDB, não quis antecipar o assunto. Rotta disse que não pensa muito sobre essa questão. “Sou contra adiantar etapas de um processo eleitoral. Talvez por isso seja amplamente favorável a uma eleição a cada 5 anos, de vereador a presidente da República. Falar sobre eleição agora é sem dúvida um desserviço à cidade” disse.

Os pretensos candidatos optaram por não comentar sobre eleição. (Reprodução)

Para o ex-deputado estadual, David Almeida, que já foi líder do governo na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) na gestão do ex-governador do Estado do Amazonas, José Melo (PROS), cassado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) por compra de votos, “ainda é cedo para se colocar como candidato” ou até mesmo para falar sobre uma possível candidatura. Ele declara ainda que tudo ‘depende da conjuntura partidária’.

David Almeida disputou as eleições 2018 para o cargo do Executivo estadual do Amazonas, mas, após várias decisões desacertadas, Almeida acabou ficando com o terceiro lugar no pleito, com 417.203 mil votos. Com o desgaste entre o PCdoB de Vanessa Grazziotin e o  PT, que tinha vaga de vice na chapa de David Almeida, o pessebista acabou perdendo o vice e tempo e TV, após a ex-senadora Vanessa Grazziotin ‘forçar’ nacionalmente, o desmembramento entre o PT e o PSB, por não apoiar a candidatura do PCdoB para o Senado. 

Apesar de ‘desconversar’ sobre a possibilidade de disputar a vaga para a Prefeitura de Manaus, em entrevista a um jornal local em fevereiro deste ano, David Almeida declarou que irá disputar sim o pleito, seja para a vaga de Prefeito ou para Vereador, deixando aberta a possibilidade.

“Ano que vem temos dois cargos a serem disputados, vereador e prefeito. Irei disputar um dos dois cargos. Preciso sentar com o partido (PSB) e saber qual as condições e qual a situação do partido, o que ele pensa, o que ele quer, e qual caminho que o partido vai tomar” declarou David, na entrevista.

Já o deputado federal, José Ricardo, disse que está se dedicando ao mandato, em Brasília, e que cabe ao Partido dos Trabalhadores (PT), no qual é filiado, definir os encaminhamentos. “Sobre as eleições 2020 o partido vai tomar as decisões ano que vem e definir as candidaturas proporcional e majoritária. Acredito que o PT deverá ter candidato a prefeito e para isso é importante que este ano precisa debater com a sociedade propostas para a cidade” afirmou.

Derrotado nas eleições de 2016 pelo atual prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto (PSDB), o deputado federal, Marcelo Ramos (PR) também descartou a possibilidade de pensar em candidatura no momento. “Não é hora de pensar nisso. Todas as minhas energias estão concentradas em ser o melhor deputado federal para o Amazonas e para o Brasil” disse o parlamentar.

Entretanto, Marcelo Ramos vem assumindo um posicionamento bastante crítico contra o atual gestão de Manaus. A grande pergunta é saber quem terá mais força dentro do partido (PR), para disputar o pleito, que já tem como principal candidato, o ex-deputado federal Alfredo Nascimento, que já montou, inclusive, grupos no WhatsApp para tratar do assunto. Ainda dentro do PR, a deputada estadual Joana Darc vem articulando para participar do pleito em 2018.

Veja o grupo 

 

 

O grupo é formado por lideranças políticas e apoiadores de Alfredo (Reprodução).

 

Joana Darc disse que acabou sendo a deputada mais votada de Manaus e isso a gabarita para ser uma das opções nas eleições 2020. “No momento, estou tentando desenvolver o melhor que eu posso no meu mandato. Como as questões na política mudam de uma hora pra outra, eu vou esperar para ver o que vai acontecer. Caso as pessoas queiram ou caso o partido decida, eu aceito o desafio”, disse a deputada. 

Intenções de votos

Os dados da pesquisa feita com eleitores da cidade de Manaus, apontam que David Almeida lidera com 21,5% das intenções de votos se a eleição para prefeito de Manaus fosse hoje. Em segundo lugar, aparece José Ricardo com 12,7%. Segundo os dados, David Almeida e José Ricardo disputariam o 2º turno da eleição municipal.

Após os dois primeiros colocados, Marcelo Ramos e Marcos Rotta alcançam o 3º lugar, ambos com 7,1% das intenções de votos.

Eleições 2020

De acordo com as datas previstas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o dia das eleições terá seu início previsto para o primeiro domingo do mês de outubro, sendo então 04 de outubro o dia para a realização do primeiro turno onde serão definidos os vereadores e o prefeito de Manaus. Caso o prefeito não atinja os 50% + 1 voto esse deverá concorrer ao segundo turno.

A votação do segundo turno está prevista para acontecer em 25 de Outubro, apenas com a disputa entre os dois prefeitos mais bem votados na primeira eleição 2020. Aquele que alcançar o percentual dos 50%+1 voto será eleito no primeiro turno.