Manaus, 23 de abril de 2024
×
Manaus, 23 de abril de 2024

Política

Rosivaldo Cordovil é investigado por suposto envolvimento em ‘rachadinha’

Promotor decretou sigilo na investigação contra o vereador de Manaus.

Rosivaldo Cordovil é investigado por suposto envolvimento em ‘rachadinha’

O vereador da Câmara Municipal de Manaus (CMM), Rosivaldo Cordovil (PSDB) virou alvo de uma investigação no Ministério Público do Amazonas (MP-AM) por improbidade administrativa. Ele é suspeito de recolher parte dos salários dos assessores de seu gabinete, na chamada ‘rachadinha’. A informação foi publicada no Diário Eletrônico do órgão, na última sexta-feira, 19.

Segundo o promotor de Justiça, Edgard Maia de Albuquerque Rocha, para abrir o procedimento preparatório, ele considerou a Notícia de Fato n. 039.2019.000376, em que aponta o crime que, segundo a denuncia, contava com a participação de sua chefe de gabinete.

“Instaurar procedimento preparatório a fim de identificar todos os possíveis envolvidos no suposto ato de improbidade administrativa, consistente no desvio de verbas parlamentares praticado pelo vereador Rosivaldo Cordovil, envolvendo seus assessores, especificamente na apropriação de parte dos vencimentos dos assessores do seu gabinete”, diz Rocha em um trecho do documento.

Ainda conforme a publicação, o promotor decretou sigilo na investigação contra o vereador e informou que as “diligências estão sendo efetuadas pelo Grupo de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) para melhor definição dos futuros atos a serem determinados no presente procedimento.”

Segundo publicado pelo Diário Oficial do Ministério, além do gabinete de Cordovil, diligências do Grupo de Atuação Especial da repressão ao Crime Organizado (GAECO) irão investigar também todos os parlamentares da Câmara Municipal de Manaus, que estiverem envolvidos com a apropriação de parte de salários de assessores.

Rosivaldo Cordovil nega denúncias e está à disposição para esclarecimentos

Em nota enviada pela Câmara de Manaus, o vereador Rosivaldo Cordovil (PSDB), informa que “conduz sua vida pública e seu mandato parlamentar, concedido pelo povo, dentro da legalidade. Assim sendo, nega o fato a ele atribuído de prática ilícita ou irregular, tanto de sua parte quanto de qualquer pessoa ligada a seu gabinete parlamentar”.

Cordovil disse que até o momento não foi notificado formalmente, por nenhum órgão competente, sobre qualquer investigação envolvendo seu nome e seu mandato parlamentar. O vereador diz que “está à disposição da imprensa, da população de Manaus e dos órgãos competentes, para prestar as informações necessárias e mostrar a verdade com a responsabilidade e transparência, que fazem parte de sua conduta como homem público”.

Confira documento na íntegra