Manaus, 2 de maio de 2024
×
Manaus, 2 de maio de 2024

Cenário

Políticos do AM relembram legado de Manoel Ribeiro

Arthur e Amazonino lamentaram a morte do ex-prefeito de Manaus, falecido nesta terça-feira, aos 76 anos, vítima de problemas cardíacos

Políticos do AM relembram legado de Manoel Ribeiro

FOTO: Clóvis Miranda/Semcom

MANAUS, AM – Caciques políticos do Amazonas relembraram, nesta terça-feira (18), a vida e a obra do ex-prefeito de Manaus, Manoel Ribeiro (1985-1988). Ribeiro faleceu nesta terça-feira, internado no Hospital Universitário Francisca Mendes, aos 77 anos, vítima de problemas no coração.

Pelas redes sociais, o ex-senador Arthur Neto (PSDB) se manifestou, lamentando a morte do seu antecessor nos anos 80. Ele relembrou o legado e os feitos do ex-prefeito. Ele chamou Ribeiro de “pessoa de caráter nobre e um amigo querido que cultivei ao longo da vida, a despeito de qualquer posição política”.

“Manoel Ribeiro foi empresário e homem público de grande relevância para o Amazonas. Como prefeito, foi o primeiro a pensar em planejamento urbano e na proteção do Centro Histórico. Foi incompreendido à época. Sua partida nos entristece”, disse Arthur Neto.

Leia mais: Manoel Ribeiro, ex-prefeito de Manaus, morre aos 76 anos

Outro cacique que se manifestou pelas redes foi o contemporâneo de Ribeiro, Amazonino Mendes, ex-governador e ex-prefeito de Manaus. Ribeiro sucedeu Amazonino na prefeitura de Manaus em 1985, sendo o primeiro prefeito eleito no período pós-Regime Militar (1964-1985). O ex-prefeito também foi diretor-presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) na última gestão de Amazonino na prefeitura.

“Hoje se foi mais um querido amigo: Manoel Ribeiro, homem de fibra e sensibilidade. Tivemos divergências sim, mas acima de tudo tivemos convergências. Minhas sinceras condolências a todos da família e à legião de amigos que cativou com seu jeito justo de ser”, escreveu Mendes, pelo Instagram.

Em nota, o prefeito David Almeida (Avante) decretou luto de três dias pelo falecimento de Ribeiro.

Manoel Ribeiro está sendo velado na Funerária Canaã, na avenida Major Gabriel, bairro Praça 14, Zona Sul de Manaus. O corpo do ex-prefeito será cremado, por volta das 16h.

Carreira

Manoel Henriques Ribeiro nasceu em Manaus, no dia 15 de maio de 1945. Em 1982, ele foi eleito vice-governador do Amazonas, na chapa de Gilberto Mestrinho, permanecendo no cargo até 1985. Já neste ano, foi eleito prefeito de Manaus, cargo no qual ficou até 1988, quando foi sucedido por Arthur Neto, eleito pelo voto popular. Em 2010, voltou ao poder publico para assumir a presidência do Implurb, na última gestão de Amazonino Mendes.

fato