Manaus, 22 de abril de 2024
×
Manaus, 22 de abril de 2024

Cenário

Políticos do AM vão a São Paulo para ato pró-Bolsonaro

Apenas três dos seis parlamentares do Partido Liberal no AM confirmaram participação no ato convocado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.

Políticos do AM vão a São Paulo para ato pró-Bolsonaro

Alberto Neto; Débora Menezes; Delegado Péricles; Arthur Neto (Foto: Reprodução/Agência Câmara/Flicker/Aleam/Agência Brasil/Montagem Portal AM1)

Manaus (AM) – Às vésperas do evento, convocado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que promete lotar a avenida Paulista, na capital de São Paulo, neste domingo (25), poucos políticos da direita confirmaram sua ida ao evento.

O único parlamentar do Partido Liberal (PL) na Câmara dos Deputados, Capitão Alberto Neto (PL), usou suas redes sociais para divulgar o evento, confirmar a sua presença e também convidar os seus seguidores para participar do ato.

domingo-politicos-do-am-vao-a-

Post em seu perfil do Instagram (Foto: Reprodução/Instagram/@capitaoalbertoneto)

Na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), a deputada estadual Débora Menezes (PL) também movimentou suas últimas publicações em prol do ato. A deputada já havia antecipado ao Portal AM1 que estaria na Paulista neste domingo, junto com seu pai, ex-superintendente da Suframa, Coronel Menezes, “pela defesa da democracia”.

domingo-politicos-do-am-vao-a-

Post em seu perfil do Instagram (Foto: Reprodução/Instagram/@deboramenezesam)

Já deputado estadual Delegado Péricles (PL), usou os stories do Instagram para veicular um vídeo ao lado do presidente do PL Jovem (PLJ), Jean Batista, para confirmar sua presença e também convidar os seus seguidores e a ala jovem do partido a participarem do ato. No sábado (24), Péricles compartilhou uma foto junto a Jair Bolsonaro e Alberto Neto, jé em São Paulo. “Deus, pátria, família e liberdade serão preservados por quem realmente ama este país”, escreveu o parlamentar.

domingo-politicos-do-am-vao-a-

Story de Delegado Péricles no Instagram (Foto: Reprodução/Instagram/@delegadopericles)

politicos-do-am-vao-a-sao-paul

Inércia

O terceiro membro do PL na Aleam, deputado estadual Cabo Maciel (PL), não se posicionou sobre o ato do dia 25 e nem sobre a convocação feita pelo ex-presidente Bolsonaro, até às 18h de sexta-feira (23).

O Portal AM1 entrou em contato com os vereadores do Partido Liberal (PL) na Câmara Municipal de Manaus (CMM), Professor Samuel e Glória Carratte, que também não se posicionaram sobre o ato em suas redes sociais e questionou sobre o apoio às movimentações do ex-presidente, porém, nenhum dos parlamentares respondeu à reportagem.

Direita amazonense

Os deputados Comandante Dan (Podemos) e João Luiz (Republicanos), que se identificam com a ala conservadora, ou “direita raiz”, também não se manifestaram sobre o ato convocado por Bolsonaro.

O vereador Raiff Mattos (DC), um dos parlamentares conservadores na CMM, usou suas redes sociais para divulgar uma live de preparação para o ato, mas não confirmou a presenta.

Ex-desafeto

O ex-prefeito de Manaus, Arthur Virgílio (Sem Partido), confirmou que estará no ato promovido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, apesar da relação entre os dois políticos ter histórico de altos de baixos. Em 2020, no auge da pandemia de Covid-19, o então presidente ofendeu o prefeito de Manaus, que na época era Arthur Virgílio Neto.

Durante reunião ministerial, o presidente chamou Arthur de “bosta” por abrir covas coletivas para o enterro de vítimas da Covid-19. A relação melhorou durante a campanha eleitoral de 2022, quando o ex-prefeito se aliou ao antigo desafeto e declarou voto ao então presidente, na tentativa de voltar ao Senado, mas não conseguiu ser eleito.

Hoje, Arthur está fazendo de tudo para chamar a atenção de Bolsonaro, e inclusive, afirma que “nesse clima de polarização, não dá para ficar ao lado de um governo cheio de ministros acusados de corrupção e de um presidente que fala bobagem sobre o Holocausto [governo Lula]”.

LEIA MAIS: