Manaus, 3 de maio de 2024
×
Manaus, 3 de maio de 2024

Cenário

Políticos homenageiam Amazonino em data que completaria 84 anos

Amazonino Mendes foi o primeiro político a exercer o Executivo Estadual por quatro vezes, deixando forte legado na política amazonense.

Políticos homenageiam Amazonino em data que completaria 84 anos

Aniversário Amazonino Mendes (Fotos: Reprodução/Redes sociais)

Manaus (AM) – Nesta quinta-feira (16), o ex-governador do Amazonas, Amazonino Mendes, que morreu em fevereiro deste ano, completaria 84 anos e alguns políticos realizaram homenagem póstuma a um dos maiores políticos do estado.

O vice-prefeito de Manaus, Marcos Rotta (sem partido), foi um dos primeiros a lembrar da passagem de aniversário de Amazonino e o classificou como o “maior líder político da história do Amazonas”. Rotta ainda disse que o “Negão”, como era carinhosamente conhecido pela população, “estará sempre vivo” na memória dos amazonenses.

“Amazonino Mendes é uma lenda e lendas não morrem jamais! “, declarou uma internauta.

(Foto: Reprodução/Redes sociais)

O deputado federal Fausto Jr. (União Brasil) também registrou a sua homenagem e lembrou que Negão “em muitos momentos o aconselhou” de forma justa e correta, fundamental para a sua carreira política.
“Desde cedo aprendi que gratidão é uma dívida que não prescreve. Eu e minha família sempre recordaremos com muito carinho do Dr. Amazonino Mendes. Em nome do seu filho e nosso amigo, Armando Mendes, enviamos nossos cumprimentos e um fraterno abraço para toda sua família nesse dia tão especial para todos nós”.

(Foto: Reprodução/Redes sociais)

Israel Paulain (Cidadania), ex-vereador e apresentador do Boi Garantido, não deixou passar em branco o aniversário de Amazonino e afirmou estar com “muita saudade” do político que deixou a sua influência política como legado no Amazonas, tanto que foi responsável pela ascensão de grandes nomes do meio político como de Eduardo Braga (MDB), em 1994, quando se tornou prefeito de Manaus.

O senador também fez questão de enfatizar que Amazonino foi muito importante para a sua vida na política. “Juntos promovemos revoluções na capital amazonense – uma prova incontestável de que a união leva a resultados marcantes”, escreveu o senador.

O ex-deputado estadual Dermilson Chagas (Republicanos) publicou um vídeo de Amazonino o apresentando aos eleitores e descreveu Amazonino como um “importante estadista” para a história da política amazonense. Conforme as palavras do ex-deputado, Amazonino Mendes sempre será uma fonte de inspiração para políticos e um exemplo de amor à causa pública.

A vereadora Glória Carrate (PL) compartilhou fotos com Negão e, na mesma linha de pensamento que Dermilson, declarou que Amazonino era “um grande líder político e maior estadista” que o Amazonas já teve.

Quem foi Amazonino Mendes

Nascido no município de Eirunepé (a 1.159 quilômetros de Manaus), Amazonino Mendes foi e é considerado uma figura icônica na região durante quatro décadas. Apadrinhado por Gilberto Mestrinho, Amazonino influenciou, de forma positiva, para a ascensão política de Eduardo Braga.

Foi prefeito de Manaus em 1986 e, no ano seguinte, deixou o cargo para assumir o governo. Já em 1991, após deixar o Executivo estadual, Mendes se tornou senador até 1992, e atuou como titular das comissões de Constituição, Justiça, Cidadania e Educação e na Comissão de Assuntos Sociais, como suplente.

Em 1992, concorreu para prefeito de Manaus e venceu aquelas eleições. Dois anos depois de eleito, Amazonino deixou a gestão nas mãos de Eduardo Braga e concorreu pela vaga ao governo estadual novamente, da qual saiu vencedor e conseguiu se reeleger em 1998.

Dada a sua importância política amazonense, Amazonino Mendes tornou-se prefeito de Manaus, pela terceira vez, de 2009  a 2012 e voltou ao governar o Amazonas em 2017, quando José Melo foi cassado e Negão assumiu o cargo com mandato-tampão.

Amazonino se tornou o primeiro político a exercer o cargo de chefe do Executivo estadual por quatro vezes. Em 2022, não conseguiu se reeleger.

LEIA MAIS: