Manaus, 28 de abril de 2024
×
Manaus, 28 de abril de 2024

Economia

Polo de duas rodas ensaia retorno das atividades em expedientes alternados

Vice-presidente da Fieam explica que o polo pensa na possibilidade de retorno em programações alternadas tendo em vista o momento de crise na saúde

Polo de duas rodas ensaia retorno das atividades em expedientes alternados

Fábrica da Yamaha. Linha de montagem de motocicletas Yamaha. Chão de fábrica. Manaus (AM) 26.10.2010 - Foto: José Paulo Lacerda *** Local Caption *** Fábrica da Yamaha

No Polo Industrial de Manaus (PIM), apesar de as atividades estarem previstas para retornar nesta semana, não há sinalização de retorno com força total.

O polo de duas rodas, segundo a Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam) trabalha com a possibilidade de retorno com expedientes alternados.

O vice-presidente da Fieam, Nelson Azevedo, explicou ao Portal AM1 que ainda não há certeza sobre o retorno de atividades no distrito.

O empresário revelou que o planejado é o aumento de precauções sanitárias e de saúde para quem está faz parte do segmento industrial.

“Não há certeza para indústrias voltarem ainda, o segmento metal mecânico de duas rodas, pode retornar com programações alternadas, adiantar agora ainda é cedo, no distrito, o cenário agora é justamente esse planejamento, é nisso que estão trabalhando agora, acho que até quarta-feira começam a anunciar as medidas que permearão os próximos meses de atividades ou outra prorrogação”, disse Azevedo.

Azevedo também explicou que atualmente todas as indústrias no distrito estão com as atenções voltadas para as orientações sanitárias dos órgãos de saúde e planejam maneiras de conciliar: medidas de saúde pública, retorno de atividades e expedientes de funcionários.

Segundo ele, outro ponto que está sendo definido agora, seria o destino dessas produções.

“O fato é que as empresas estão seguindo medidas sanitárias e de saúde, as empresas estão considerando essa possibilidade, possíveis programações alternadas, uma semana sim e outra não, atividades entre funcionários poderão ser alternadas. Ainda não está confirmado e eu ainda não posso adiantar mais que isso, mas o fato é que empresas de pequeno e médio porte que são alcançadas por nós foram atingidas diretamente pela pandemia, não podemos voltar com força total e não ter para quem levar as produções”, finalizou o empresário.

 

Cieam

 

Durante a última semana, o Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam), divulgou dados de levantamentos que apontam quantas empresas adotaram medidas de paralisação, quantas planejam retornos parciais e quantas planejam retornos totais nas produções.

Os dados apontam que das 23 indústrias no distrito, 15 planejam retorno parcial (65, 22%) e oito empresas retorno integral (34,78%).

A Cieam também mostra que 13 empresas estão com retornos previstos para o mês de maio.

Veja abaixo o documento com os dados e previsões: