
(Foto: Danilo Mello/Aleam)
Manaus (AM) – Em um ano pré-eleitoral, os deputados estaduais da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) se movimentam para garantir a permanência no cargo ou disputar novas oportunidades, como uma vaga no Senado ou na Câmara. No entanto, o trabalho desses parlamentares tem sido percebido e aprovado pela população?
Para responder a essa questão, o Portal AM1 foi às ruas do Centro de Manaus ouvir a opinião dos cidadãos sobre a atuação dos deputados estaduais e seu impacto no dia a dia da população.
A comerciante Neire dos Santos reconhece que tem pouco conhecimento sobre as leis estaduais, mas afirma não perceber mudanças significativas em seu cotidiano. Para ela, ainda há muito a ser feito.
“Olha, sobre isso aí eu não tenho propriedade para falar, porque não tenho conhecimento, né? Então, sobre isso aí, eu não tenho o que dizer, mas sobre o que tem acontecido no nosso dia a dia, nessa época de chuva, as ruas estão do jeito que estão, né? E outra coisa, essas casas ali no Monte Sinai, a gente pode observar que é um perigo bem grande. Então, eles têm que procurar fazer de uma forma que ajude a população de algum jeito, até sobre o saneamento básico mesmo, entendeu? Colocar uma infraestrutura boa para a gente e olhar também”, afirmou Neire ao Portal AM1.
A falta de percepção sobre o impacto da atuação dos deputados também é compartilhada por Valdineide Cândida. Ela destaca a ausência dos parlamentares no dia a dia da população e a dificuldade em encaminhar demandas para a criação de projetos de lei.
“Na realidade, eles vão nos bairros, ganham e vão embora, né? Lá no meu bairro também já foi solicitada melhoria, e até agora, quando ganham, até no gabinete a gente não acha, né? Para mim…”, comentou Valdineide.
O aposentado Arnaldo José compartilha da mesma opinião e aponta a segurança como uma das áreas que precisam de atenção prioritária. Questionado sobre projetos de lei que impactam o cotidiano da população, ele é categórico ao afirmar que não vê avanços concretos.
“Eles não têm esse projeto de lei, não impacta em nada, nada. E a segurança é péssima. Se alguém quer fazer uma queixa na delegacia, na sexta-feira, ao meio-dia, já está fechada. Só vai conseguir resolver na segunda-feira. Então, é uma vergonha”, disse Arnaldo ao AM1.
Diante dessas percepções, fica o questionamento: os deputados estaduais estão, de fato, representando os interesses da população do Amazonas? A avaliação dos cidadãos aponta para a necessidade de um maior engajamento e presença dos parlamentares na solução dos problemas diários da sociedade.
LEIA MAIS:
- Lindbergh organiza encontro com deputados do PT para julgamento de Bolsonaro
- Deputados do Amazonas são condenados por fake news
- Líder do PL confirma apoio de deputados favoráveis à anistia para os presos do 8 de Janeiro
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.