MENU
Logo Amazonas Um

Copyright © Portal Amazonas1. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita.

População reclama de lixo, sujeira e risco sanitário nas feiras sob gestão da Semacc

A Feira do Coroado enfrenta problemas estruturais pela falta de manutenção, como: fiações expostas, estruturas metálicas corroídas e lixo
Edilânea Souza – Portal AM1*
• Publicado em 20 de agosto de 2021 – 10:12

MANAUS, AM – Uma das realidades encontradas nas feiras municipais mais afastadas do Centro da cidade são, principalmente, o lixo acumulado ao lado dos espaços, que em muitos casos vendem produtos perecíveis e que podem ser contaminados, fiações de energia expostas, estruturas deterioradas e a falta de infraestrutura para feirantes e frequentadores desses espaços em Manaus.

Essa realidade das feiras de bairros são bem diferentes das que ficam próximo a locais turísticos, como a da Manaus Moderna, que recebe com mais frequência reformas realizadas por meio da Prefeitura de Manaus. Isso tem sido a vivência no dia a dia dos feirantes que trabalham na feira do Coroado, localizada na avenida Cosme Ferreira, zona Leste de Manaus, e que pedem um olhar do poder público para a reforma do local e, que não aguentam mais as condições em que estão trabalhando.

Conforme denúncia encaminhada ao Portal Amazonas 1, pelos feirantes da área, foi verificado que no local as queixas feitas pelos trabalhadores são precedentes e, para a feirante Maria de Lourdes Nogueira, que trabalha no local há 32 anos, falta vontade dos políticos em resolver a situação da feira, que beneficia toda a comunidade do Coroado e de bairros próximos.

Leia mais: David turbina contrato com Tucunaré Turismo para viagens nacionais e internacionais

“Todas as feiras estão abandonadas e o movimento é fraco, passa semana e sai semana e o movimento é parado. Graças a Deus que eu já não pago mais ônibus, se não eu não tinha como chegar aqui”, afirma Lourdes se referindo que a má estrutura do local tem comprometido o faturamento.

Dona Lourdes também reclamou de uma lixeira viciada que tem próximo ao local e disse que não sabe quando a feira vai passar por uma nova reforma, mas que há uma promessa para dezembro.

“Dizendo o administrador que em dezembro vai começar a reforma aqui”, disse a feirante, apontando os problemas enfrentados no dia a dia pelos feirantes do Coroado.

Lixeira viciada ao lado da feira do Coroado – Foto: Márcio Silva – Portal AM1

Enquanto a Feira do Coroado, feirantes e frequentadores ficam à espera de uma reforma para o local, a da Manaus Moderna, recentemente reativada, recebeu reparos nas áreas de vendas de carnes e peixes, após a descida das águas do rio Negro, por estar em uma área turística da cidade, enquanto as de bairro aguardam pela “boa vontade” do Poder Público Municipal.

Feiras de Manaus
Feira Manaus Moderna – Foto: Márcio Silva / Portal AM1

A reforma de aproximadamente mil metros quadrados da Feira da Manaus Moderna não aparece no site da Transparência da Prefeitura de Manaus, nem pela pasta responsável desses locais, no caso, a Secretária Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), comandada por Renato Júnior, nem na de Infraestrutura (Seminf) de Marcos Rotta e de Limpeza Urbana (Semulsp), do Sabá Reis, que de acordo com a prefeitura, foram as que realizaram a obra.

Leia mais: Com ‘bronca’ na Justiça Eleitoral, titular da Semacc não presta contas da campanha

A feira flutuante foi retirada no último dia 5 de agosto, conforme flagrante do Portal Amazonas1, que estava no local no mesmo momento em que a balsa onde estava a feira provisória da Manaus Moderna foi levada por outra embarcação. Na ocasião, servidores da Semacc foram consultados para onde seria levada a balsa, mas não souberam informar o local exato onde ela ficaria.

Feiras de Manaus
A Feira Flutuante foi retirada no início de agosto – Foto: Márcio Silva/Portal AM1

O Portal Amazonas1 procurou a Semacc para averiguar quando a feira do Coroado receberá uma nova reforma, bem como sobre os gastos da feira flutuante e qual a destinação da balsa, mas, até a publicação deste conteúdo, não houve retorno das informações; espaço fica aberto para esclarecimentos.

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter

Publicidade

Publicidade

MATÉRIAS RELACIONADAS

Copy link
Powered by Social Snap