Manaus, 1 de maio de 2024
×
Manaus, 1 de maio de 2024

Cidades

População se preocupa com superlotação no show de David Guetta

No ano passado, no show da cantora Joelma, o espaço do show superlotou, fato que nunca havia acontecido em outras edições.

População se preocupa com superlotação no show de David Guetta

(Foto: Divulgação/Assessoria)

Manaus (AM) – Nessa quinta-feira (3), o prefeito de Manaus, David Almeida, finalmente revelou a atração internacional para o #SouManaus Passo a Paço 2023. Após rumores, o DJ David Guetta foi confirmado para o evento. No entanto, a população já se preocupa com a quantidade de pessoas que participarão da festa a ser realizada no Centro de Manaus, como nos anos anteriores.

Neste ano, são esperadas cerca de 200 mil pessoas, conforme a Prefeitura de Manaus. O problema é que, em 2022, quando a cantora Joelma foi anunciada, o espaço do show superlotou, fato que nunca havia acontecido em outras edições. Por isso, algumas pessoas chegaram a sugerir que o show do DJ fosse realizado na Arena da Amazônia.

Mas, alguns especialistas afirmam que, para que o show possa acontecer e não haver nenhum problema de superlotação, o Chefe do Executivo Municipal deve analisar, juntamente ao Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), a segurança do local e do público.

Para o arquiteto Jean Farias, o Centro Histórico de Manaus tem capacidade de receber esse público, principalmente, para mostrar a arquitetura do local, que compõe a história da capital amazonense.

“Eu acredito que sim, o Centro de Manaus tem essa capacidade de receber esse público sem nenhum problema. Você seguindo todos os requisitos de segurança, isso é facilmente contornável e a população pode ir com segurança. Eu sou a favor [da realização do show] no Centro, até para mostrar que ali tem vida, que precisa ser revitalizado e esse tipo de evento é de suma importância para essas revitalizações”, disse o especialista.

Farias acrescenta que, se todos os critérios de seguranças para atender a população forem seguidos, é totalmente viável que o evento possa acontecer sem nenhuma interrupção.

Já para o também arquiteto, Keké Asclepíades, uma das soluções para comportar o tamanho do público seria selecionar, para assistir ao show, somente as pessoas que pagaram o IPTU na cidade de Manaus, o que, segundo ele, não permitiria superlotação. “Talvez, [essa estratégia] vai selecionar muita gente, porém, a maioria dos que pagam são idosos que gostam de sertanejo, forró, gostam de outro ritmo, e ele vai selecionar [poucas pessoas para participar]. É o único jeito que ele [prefeito] tem”, argumenta.

Soluções

David Almeida antecipou, ainda na noite de quinta-feira, que somente 4 mil pessoas poderão assistir ao show do artista internacional, uma vez que o perímetro selecionado do evento é longo e haverá etapas a serem cumpridas para dar acesso ao público, como o reconhecimento facial.

“O perímetro que nós fechamos é muito longo. Nós temos três etapas de revista (pessoal), inclusive com reconhecimento facial. Em tempo real, temos o número de pessoas que estão entrando no espaço do perímetro. Nós temos como controlar. Ano passado, tivemos mais de 600 agentes de segurança e esse ano nós vamos reforçar” , disse.

Almeida também citou que mais informações serão divulgadas, mas em outra oportunidade antes do evento, previsto para acontecer nos dias nos dias 5, 6 e 7 de setembro.

(*) Colaborou Vanessa Alcântara, do Portal AM1