Manaus, 27 de abril de 2024
×
Manaus, 27 de abril de 2024

Política

Por 4 votos a 3, TRE cassa mandato do governador de Roraima, Antonio Denarium

Justiça acolheu pedido do Avante, que alegou que o governador usou programas sociais para fins eleitoreiros.

Por 4 votos a 3, TRE cassa mandato do governador de Roraima, Antonio Denarium

(Foto: Marcelo Camargo/ABR)

Boa Vista (RR) – O Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) cassou, nesta segunda-feira (14), o mandato do governador de Roraima, Antonio Denarium (Progressistas). Porém, o governador pode permanecer no cargo, já que a decisão cabe recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Na decisão, por quatro votos a favor, o TRE acolheu o pedido do diretório regional do Avante, que alegou usou de “programas sociais destinados a pessoas carentes com intuito eleitoreiro” no programa “Cesta da Família”, durante as eleições de 2022.

Votaram a favor da cassação os juízes Felipe Bouzada, relator do processo; Joana Sarmento, Tânia Vasconcelos e a presidente da corte, Elaine Bianch. Os juízes Francisco Guimarães, Ataliba de Albuquerque e Luiz Alberto votaram contra.

Além da cassação, Denarium foi multado em mais de R$ 106 mil. “Esta corte por maioria dos votos, deu procedência à representação especial eleitoral, reconhecendo a prática de conduta vedada e imposição de multa equivalente a 100 mil UFSR e 21mil UFRS, respectivamente, para Antônio Oliveira Garcia de Almeida, e Tânia Soares de Souza”, disse a presidente do TRE-RR.

LEIA MAIS: