Manaus, 6 de maio de 2024
×
Manaus, 6 de maio de 2024

Brasil

Por que Juliette se tornou um fenômeno na publicidade? Especialistas do AM explicam

Considerada um fenômeno, a paraibana alcançou uma quantidade de seguidores no Instagram jamais conseguida por nenhum outro ex-bbb

Por que Juliette se tornou um fenômeno na publicidade? Especialistas do AM explicam

Foto: Reprodução Instagram

MANAUS, AM – Quem imaginou que o Big Brother Brasil 2021 traria uma participante que conquistaria, de todas as formas, o carinho do brasileiro? Escolhida campeã do BBB 21, na última terça-feira (4), Juliette Freire levou, além de R$ 1,5 milhão para casa,  a admiração de toda uma nação com mais de 90% dos votos no reality.

Considerada um fenômeno, a paraibana alcançou uma quantidade de seguidores no Instagram jamais conseguida por nenhum outro ex-bbb. Atualmente, a advogada tem quase 28 milhões de seguidores na plataforma neste sábado (8).

De acordo com dados do site Hypeauditor, que analisa o engajamento dos influencers no Instagram, Juliette Freire encontra-se entre os 30 perfis com mais engajamento e o 3º no Brasil, superando o jogador Neymar e o humorista Whindersson Nunes.

Lembrando que a ex-sister começou a ganhar seguidores enquanto estava isolada no reality. Durante algumas entrevistas, a equipe que ficou responsável pelas mídias da advogada contou que não imaginava que chegaria a essas proporções e que, no começo, nenhum deles era profissional da área.

Juliette, redes sociais e a publicidade

Para entender melhor essa explosão da campeã do BBB21, o Portal Amazonas 1 conversou com o professor de publicidade do IFAM (Instituto Federal do Amazonas), André Salgado, mais conhecido como ”Deco”, que explicou um pouco sobre o fenômeno paraibano.

André ressaltou que para entender a explosão Juliette Freire, é preciso levantar todo o contexto em que estamos hoje. O Brasil está passando por uma pandemia, o isolamento é algo constante na vida das pessoas desde o ano passado, logo, o Big Brother Brasil foi um dos realitys mais assistidos neste ano porque as pessoas começaram a buscar por mais programas de entretenimento.

Leia mais: Juliette diz que não esperava o acolhimento do público: ‘não sei como retribuir’ 

“Recentemente, pesquisas trouxeram que o BBB é o programa mais querido da tv brasileira, seguido de Masterchef e A Fazenda. Interessante essa busca pelo papel de observador, de voyeur, da síntese da vida e convivência. O BBB é emoção e intensidade, então, somado a isso, as pessoas buscam entretenimento”, contou Deco.

Além disso, o profissional frisou que as pessoas estão mais dependentes das mídias na web, as trocas de arquivos e dados na internet está crescendo gradativamente. Inclusive as mídias consideradas tradicionais (rádio e Tv) também estão migrando para a web.

Para Salgado, todo o contexto externo influenciou com a explosão da paraibana, mas ele também destacou que as atitudes da campeã dentro da casa foi o ponto auge para conquistar o amor do povo brasileiro.

“Ela acertou ao manter seu debate de forma simples e trabalhando o viés emocional. Não que ela não tenha debatido temas delicados, mas a forma como ela trouxe que fez a diferença. Outro aspecto que ela foi muito feliz em saber usar em seu favor foi de trabalhar os ataques, muitas vezes coletivos. De raciocínio rápido, ela soube fazer uma boa leitura do ambiente e se posicionou”, falou André.

O publicitário também informou que a atuação da equipe de mídias da Juliette foi de suma importância para o engajamento da sister: “e, para finalizar, ela teve uma excelente equipe que administrou suas redes sociais, que soube manter o time das postagens, sacadas que se converteram em engajamento”.

A fama e o comércio

Como tudo que gera clique, Juliette virou ponto de partida para muitos empresários. Ainda dentro do reality, a sister ganhou música, pratos de comida em sua homenagem e, inclusive, uma marca de salgadinhos que foi citada pela campeã antes da fama conseguiu alavancar as vendas depois que um áudio foi vazado.

Enquanto ainda estava confinada e não tinha todos os seguidores que tem hoje em dia, Juliette ganhou uma música chamada “Calma Juliette” do Mc WC. A música surgiu enquanto a sister e o ator Fiuk brincavam de “ser um possível casal”.

Confira:

Para se ter uma ideia, até Chico César já a convidou para cantar com ele e Carlinhos Brown fez uma música para ela, chamada ‘Juliette Mon Amour’. Ouça:

Não apenas música, a fama da nordestina está sendo tão grande que um áudio vazado no qual ela cita a marca de um salgadinho gerou tanto rebuliço e a marca começou a vender de forma extraordinária.

A marca “Pippo’s”, salgadinho conhecido no nordeste, ficou conhecido na web como “Salgadinho da Juliette”.

No Twitter, algumas pessoas falaram que o salgadinho começará a ser comercializado no país todo.

https://twitter.com/juliettefrreire/status/1381953393292406785?s=20

O nome Juliette tem um poder tão grande que um famoso restaurante, Paris 6, que é localizado em São Paulo, conhecido por colocar nomes de famosos em seus pratos, resolveu batizar uma sobremesa com o nome da ex-bbb.  O prato é o “Grand Gateau à Juliette Freire”, que é um suflê de chocolate com picolé, que ganha calda de doce de leite, farofa de paçoca, morangos picados e toque final de doce de leite.

E não foi só em São Paulo que a Ju ganhou um nome em um prato de comida. Em Manaus, o “Senhor Pastel”, localizado nos bairros Compensa e Parque das Laranjeiras, resolveu homenagear a moça colocando um pastel em seu nome.

“Já temos o pastel nordestino com carne seca e queijo coalho, que é um dos carros-chefes da pastelaria, daí, pensamos em criar uma nova versão desse pastel acrescentando banana frita e catupiry. Como a torcida sempre foi pra Juliette, decidimos colocar o nome do novo pastel de Juliette”, revelou Ariane Carvalho, proprietária da pastelaria.

Ariane disse que assim que lançou, o sucesso foi imediato, muitos manauaras procuram o “Pastel de Juliette”.

“Foi tanto sucesso que criamos o pastel do vip e da xêpa!”, revelou a proprietária. Ela ainda acrescentou que essa é a primeira vez que o local decidiu homenagear um famoso.

Para o economista, Willander Buraslan, a Juliette é um fenômeno que influencia direta e indiretamente o consumo e, por isso, é comum que muitas empresas usem seu nome e até busquem fechar contratos com a nordestina.

“O impacto que o efeito Juliette gera no mercado é algo muito positivo, visto que gera, principalmente, o sentimento de confiança entre potenciais consumidores e marcas que estão vinculadas à paraibana. Na economia, costumamos dizer que pessoas fazem negócios com pessoas, por isso, cada vez mais as empresas estão buscando ter Juliette como sua influenciadora para venda de produtos e serviços”, relatou o profissional.

Entretanto, Willander informou que as empresas precisam tomar cuidado ao usar a imagem da ex-bbb.

“O uso indevido da imagem é se apropriar de fotos da Juliette para fins comerciais sem ter autorização dela, os prejuízos são relacionados a indenizações por danos morais e materiais”, informou Buraslan.

Os Cactos

Denominados de “Cactos” os fãs da sister mostraram, durante todo o BBB, que estavam ao lado da nordestina para “o que der e vier”. O amor pela advogada foi tanto que até aniversário com o tema “Juliette” foi feito.

Em Manaus, o Hosana Costa Pinto, 54 anos, ficou conhecido por fazer seu aniversário com o tema da sister.

Além de Hosana, outra manauara que é extremamente apaixonada pela nordestina, é Daphne Chrisley Brandão, 20 anos. A moça contou ao Portal Amazonas1 que sua admiração pela campeã do BBB21 veio desde o início do reality. Quando a sister entrou e abraçou a todos, Daphne falou que foi naquele momento que declarou seu amor por Juliette.

“No primeiro dia, quando ela entrou, quando ela abraçou o outro participante eu já fiquei encantada por ver uma pessoa que já chega com tanto carinho”.

Além disso, ela contou que quando a ex-bbb começou a sofrer rejeição dos outros participantes, isso a incomodou demais, porque ela entendia o lado da sister.

Leia mais: Juliette grava primeiro vídeo agradecendo o apoio dos fãs

“A primeira semana eu fiquei incomodada com as pessoas jogando ódio gratuito nela por coisas bobas e principalmente dentro da casa. Eu, como uma pessoa muito afetuosa e que muitas vezes também pode ser mal interpretada, me identifiquei com aquilo e passei a defender a Juliette”, revelou.

Daphne contou que, durante o reality, ficou encantada com a forma que Juliette lidava com as situações, mesmo quando todos estavam contra ela, pois ela se mostrava forte.

“Aquilo me inspirou eu pensava ‘mesmo com todos contra, ela continua forte’. A história de vida dela me encantou, a forma como ela tratava os outros participantes com cuidado, carinho, a humildade, a forma como ela falava do Nordeste”, falou a fã.

Ela ressaltou que, outro ponto o qual fez com que gostasse ainda mais da sister, foi o fato de entender como é ser estereotipada. Moradora do Norte do país, Daphne contou que sabe como é difícil ser, por vezes,  invisível para o resto do Brasil.

“Algumas pessoas diziam que ela era favorita porque foi humilhada, mas ela podia responder sendo cruel, agindo da mesma forma, mas ela respondeu com muito amor e empatia e isso me tocou muito, fora que a voz dela, as piadas, as histórias que ela contava me deixavam cada vez mais cativada por esse fenômeno Juliette”.

Quando questionada se continuará acompanhando a nordestina fora da casa, ela revelou que sim, e que está torcendo muito para que Juliette migre para a carreira musical.

“Creio muito que ela vá para o meio musical e faço questão de ver cada coisinha dela”, falou Daphne.

A paraibana conquistou e ainda vem conquistando muitas pessoas por onde passa. Agora, é esperar para ver quais rumos a nova campeã do BBB21 vai tomar fora das câmeras.