CENÁRIO – O prefeito de Manaus, Arthur Neto (PSDB), processou o jornalista José Garcia, responsável pelo Blog do Pávulo, por ter postado matérias jornalísticas contra a gestão dele. A ação está registrada no número 06006802-39.2017.8..04.0015, tipificada no crime de calúnia, injúria e difamação. O jornalista informou ao Amazonas1 que após receber a intimação para comparecer à audiência no dia 31 de julho, tentou saber mais informações sobre o motivo pelo qual estava sendo processado pelo prefeito.
Ao procurar informações na 13ª. Vara do Juizado Especial Criminal da Capital, onde está a ação, a advogada de José Garcia foi informada que o processo estava sob segredo de Justiça. “Como cidadão, me senti indignado com essa informação. Como posso me defender de uma acusação se não sei o conteúdo dela?”, afirmou o jornalista que não descarta denunciar o caso ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Garcia suspeita que o processo seja fruto de uma declaração do vereador Chico Preto (PMN) publicada no seu blog, no qual ele afirma que a Prefeitura de Manaus paga sites da cidade com recursos não declarados. “A informação foi passada pelo parlamentar a vários veículos de comunicação, mas só o Blog do Pávulo divulgou. Penso que, diante da lei de liberdade de expressão, não poderia estar sofrendo esse processo, mas vou me defender se a Justiça me permitir ter acesso ao conteúdo da acusação”, declarou o jornalista.
A reportagem do Amazonas1 tentou ouvir o prefeito Arthur Neto, mas não obteve sucesso.
Veja a intimação do prefeito Arthur Neto ao jornalista José Garcia:
(O nome do jornalista foi riscado a pedido de sua advogada)
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.