Manaus, 9 de maio de 2024
×
Manaus, 9 de maio de 2024

Cenário

Prefeito confirma que não haverá pagamento de abono do Fundeb

Abono do Fundeb não será pago neste ano para os professores da rede pública; data-base será quitada

Prefeito confirma que não haverá pagamento de abono do Fundeb

(David Almeida em entrevista/ arquivo AM1)

Manaus (AM) – O prefeito de Manaus David Almeida (Avante-AM) informou, nesta terça-feira (19), que o abono do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) não será pago neste ano para os professores da rede pública municipal de ensino.

David falou sobre o  assunto após ser questionado durante a entrega da Central do Empreendedor. Há uma expectativa da classe sobre esse repasse que, comumente, é realizado aos fins de ano.

“Esse ano nós recebemos menos do que o ano passado e nós não temos saldo para fazer o abono esse ano.”, disse David Almeida.

O abono é um repasse que consiste no pagamento aos profissionais da educação básica quando o total da remuneração do grupo não alcança o mínimo exigido (no novo FUNDEB refere-se ao percentual de 70%) e que é repassado também quando os recursos do Fundo ainda não foram utilizados ao final do ano.

Quando isso surgiu, sugeria-se que esse tipo de pagamento fosse adotado em caráter provisório e excepcional, apenas nessas situações especiais e eventuais, não devendo ser adotado em caráter permanente.

Nota-se que a própria União sugere a possibilidade de pagamento do abono, desde que em caráter transitório e esporádico. Nesse sentido, David disse que houve uma queda abrupta de arrecadação.

“Infelizmente, pela primeira vez, acontece isso: receber menos recursos no ano posterior do que o ano anterior e isso fez com que impactasse muito as nossas finanças”, disse o prefeito David Almeida.

Ainda assim, David Almeida disse que a data-base será quitada: “Nosso compromisso é pagar data base no momento certo, no momento adequado.”, disse David.

 

LEIA MAIS: