Manaus, 21 de março de 2025
×
Manaus, 21 de março de 2025

Política

Prefeito David Almeida já é cotado ao Governo em 2026 até dentro do PSD

Sidney Leite admitiu que a possível candidatura de David Almeida ao Governo do Amazonas não seria surpresa. O posicionamento pode indicar que o prefeito estaria se movimentando nos bastidores para enfrentar até o presidente do PSD, senador Omar Aziz.

Prefeito David Almeida já é cotado ao Governo em 2026 até dentro do PSD

(Foto: Antônio Pereira/Semcom)

Brasília (DF)O nome do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), como possível candidato ao governo do Amazonas tem sido considerado inclusive por filiados ao PSD.

Em 2024, durante a corrida eleitoral, o municipalista contou com o apoio de dois caciques políticos, os senadores Eduardo Braga (MDB) e Omar Aziz (PSD). 

Com mais de 576 mil votos, o prefeito venceu a eleição contra o deputado federal Capitão Alberto Neto, que recebeu cerca de 479 mil votos. 

O líder da bancada do Norte, deputado federal Sidney Leite (PSD), pontuou nessa segunda-feira (17) que a candidatura de David não seria incomum, visto que a última eleição foi extremamente disputada, e o prefeito conseguiu manter uma chapa “puro-sangue”.

“É possível, (…), ninguém lança um candidato, como seu vice, sendo chapa-pura, em uma eleição disputada como foi, se não tivesse um interesse em outro (cargo)”, pontuou o parlamentar em entrevista ao programa Lomittas tá ON. 

Para ele, do ponto de vista político, não existe nenhuma incongruência na “candidatura” do prefeito ao Governo do Amazonas. 

“O prefeito David assumiu um compromisso com a população de Manaus, mas política a gente sabe como é que é”, disse Leite. 

Em 2017, David Almeida foi governador interino do Amazonas, por 146 dias, após a cassação do mandato de José Melo de Oliveira (Pros) e seu vice pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Naquele ano, não disputou a eleição suplementar.

Omar Aziz, presidente do PSD, na época partido de David, decidiu que a sigla não lançaria candidato e apoiou Amazonino Mendes, que saiu vitorioso.

No ano seguinte, Almeida disputou a eleição pelo governo do estado, contra Omar, Amazonino Mendes (PDT) e Wilson Lima (União Brasil). Almeida terminou a corrida eleitoral em terceiro lugar, com 417.203 votos.

Apesar da aliança com o senador Omar Aziz (PSD) durante a corrida eleitoral de 2024, as voltas do mundo político podem colocar “os aliados” frente a frente em 2026, assim como aconteceu em 2018.

O cientista político Helso Ribeiro, destacou que o momento seria propício para a candidatura ao governo, mas o fato será anunciado apenas no final de março, onde prefeitos e governadores que querem concorrer aos cargos devem deixar seus mandatos para participar da disputa.

“Custo a crer que em outro momento da história do Amazonas a situação esteja tão favorável do ponto de vista de alianças políticas para concorrer. Ele arriscou muito quando saiu com uma chapa puro-sangue, (…) caso Wilson Lima seja candidato ao Senado, o Tadeu de Souza será o governador, escolhido por Davi Almeida, então ele teria a máquina do governo e da prefeitura nas mãos.

Já para o cientista político, Guilherme Soares, caso David Almeida escolha por disputar o governo o passo “pode ser maior que a perna”, observando a disputa apertada em 2024 para a prefeitura e o voto de confiança dado pela população.

“Pesaria contra ele o fato de abrir mão do cargo de prefeito para disputar o governo. (…) Geralmente políticos que abandonam o mandato para se candidatar a outro cargo, não necessariamente são bem vistos e isso pode acabar tirando um pouco da integridade dele junto à população,” disse o especialista.

LEIA MAIS