Manaus, 29 de junho de 2024
×
Manaus, 29 de junho de 2024

Cidades

Prefeito destaca eficiência de ecobarreira para impedir que lixo chegue ao rio

Prefeitura instalou a quarta ecobarreira em Manaus para atender às políticas de meio ambiente da capital.

Prefeito destaca eficiência de ecobarreira para impedir que lixo chegue ao rio

Prefeitura instala quarta ecobarreira em Manaus (Foto: Juan Sullivan/Semcom)

Manaus (AM) – O prefeito de Manaus David Almeida (Avante) participou na terça-feira (4) da instalação de uma nova ecobarreira, no igarapé da Sapolândia, no bairro Alvorada 1, zona Centro-Oeste da capital. As estruturas capturam detritos flutuantes, como plásticos e garrafas.

Conforme a prefeitura, a instalação dos aparelhos visa dar continuidade aos serviços de coleta de resíduos sólidos nos igarapés, antes que o lixo chegue até o rio Negro.

“Essa rede de proteção está se mostrando eficiente. Nós temos diminuído, semana após semana, a quantidade de lixo que chega no rio Negro, e aqui nós estamos no igarapé da Sapolândia, onde mais uma ecobarreira é instalada. Nós vamos avançar para o igarapé do Passarinho, na zona Norte, e assim montar essa rede de proteção, fazendo com que a gente possa diminuir a chegada desse lixo no rio Negro”, afirmou o prefeito.

As ações são coordenadas pela Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) com o intuito de ampliar as atividades de limpeza e a preservação dos igarapés da cidade.

O chefe do Executivo municipal explicou, ainda, que além da coleta de resíduos, a prefeitura também realiza ações para recolher pneus em todas as zonas da cidade, para eliminar acúmulo de água e o descarte irregular do objeto.

“Nós também trabalhamos, hoje, a questão do descarte adequado dos pneus. Demos uma orientação, a prefeitura tem realizado esse trabalho e nós vamos fazer com que os borracheiros possam ligar para a prefeitura e eles possam, de uma forma adequada, fazer o descarte desse material”, completou David Almeida.

A prefeitura também informou ainda que a ecobarreira do Alvorada é a quarta estrutura instalada na cidade e atende às políticas de meio ambiente, responsabilidade social e governança (ESG), além de estar relacionada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). No local, equipes da Semulsp também realizaram a revitalização da área, com serviços de poda, limpeza e pintura das calçadas.

(*) Com informações da assessoria

LEIA MAIS: