Manaus, 20 de abril de 2024
×
Manaus, 20 de abril de 2024

Cenário

Prefeito Saul Bemerguy é suspeito de fraudar recursos do Fundeb em Tabatinga

O prefeito Saul Bemerguy é suspeito de participar do esquema criminoso que desviava verba do Fundeb para execução de obras em Tabatinga

Prefeito Saul Bemerguy é suspeito de fraudar recursos do Fundeb em Tabatinga

Prefeito de Tabatinga (Foto: Arquivo pessoal_Saul Bemerguy)

TABATINGA, AM – A Polícia Federal realiza operação, na manhã desta terça-feira (13), que investiga desvio de verbas da Educação na contratação de empresas para execução de obras no município de Tabatinga.

O prefeito da cidade, Saul Bemerguy (MDB), é suspeito de participar do esquema que escolhia as empresas executoras do serviço e recebia de volta parte do valor pago aos empresários.

De acordo com as investigações, o recurso era desviado do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e as obras eram entregues em desacordo com o contratado.

Ao todo, a Polícia Federal cumpre dezoito mandados de busca e apreensão e doze medidas cautelares para afastamento dos cargos públicos no prazo de noventa dias, na “Operação Maguta”, uma área indígena no município.

Além disso, os suspeitos são investigados pelos crimes de formação de quadrilha, peculato, lavagem de dinheiro, fraude em licitação, desvio de verba pública, entre outros.

Leia mais: Prefeito de Tabatinga terá de explicar ao TCE falta de prestação de contas

TCE

Saul também terá de esclarecer ao Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) a ausência de prestação de contas do Consórcio Público de Saúde do Alto Solimões – ASAVIDA, no exercício de 2018 e 2019, em que Bemerguy era presidente em 2018.

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter.