Manaus, 3 de maio de 2024
×
Manaus, 3 de maio de 2024

Cidades

Prefeitura de Manaus diz que só irá vacinar gestantes com comorbidades

A OMS diz que a vacina só pode ser aplicada em grávidas se os riscos da covid-19 forem graves o suficiente para o imunizante

Prefeitura de Manaus diz que só irá vacinar gestantes com comorbidades

(Foto: Marcello Casal Jr/Arquivo Agência Brasil)

MANAUS, AM – Nesta terça-feira (11), a Prefeitura de Manaus informou que vacinará apenas as gestantes com comorbidades. Grávidas sem comorbidades e puérperas, que começariam a ser vacinadas nesta semana, não serão incluídas na campanha. A determinação atende a uma orientação do Ministério da Saúde em relação à imunização de gestantes e puérperas contra a covid-19.

Na última quinta-feira (6) a Prefeitura de Manaus divulgou que profissionais da educação, mulheres que deram à luz recentemente e pessoas com deficiência permanente já poderiam fazer o cadastro no site do Imuniza Manaus. Mulheres gestantes, em fase de puerpério e acima de 18 anos, estariam aptas para realizarem o cadastro para vacinação contra covid-19.

Leia mais: Vacinação para grávidas e puérperas começa nesta quarta-feira em Manaus

Já na última segunda-feira (10), o Ministério da Saúde estava investigando a morte de uma gestante que recebeu a vacina Oxford/AstraZeneca. O caso ocorreu no Rio de Janeiro. Por precaução, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou a suspensão da aplicação da vacina de Oxford/AstraZeneca em gestantes, indo contra o que estava prescrito no Programa Nacional de Imunizações (PNI).

A OMS diz que a vacina só pode ser aplicada em grávidas se os riscos da Covid-19 superarem os riscos potenciais do imunizante. Segundo a entidade, isso acontece em duas situações: profissionais de saúde grávidas, que correm alto risco de exposição ao Sars-CoV-2, e gestantes com comorbidades, que possuem maior risco de desenvolver uma forma grave da doença.

Senado pode votar nesta quarta-feira quebra de patente de vacinas 

Foto: Reprodução / TV Senado

A data para inicio da vacinação estava prevista para iniciar durante esta semana. A imunização iria priorizar mulheres com doenças pré-existentes o que eleva os riscos a saúde durante e após a gravidez. As mulheres que se enquadram nesse grupo receberiam orientação sobre local e data para a vacina, porém com a nova decisão, mães sem morbidades estão fora desse grupo.

Em Manaus, a população estimada de gestantes é de 28,4 mil mulheres e de puérperas, 4,7 mil. A vacina que será utilizada para gestantes e puérperas será a Pfizer/Biontech, como anunciado pela Secretária de Saúde, Shádia Fraxe. São ao total 5 mil doses da vacina destinada para o grupo.

Para realizar o cadastro é preciso acessar o sistema Imuniza Manaus e escolher a opção “Cadastro de Cidadão”. Depois de preencher os dados pessoais (nome, data de nascimento, CPF e telefone de contato), a mulher deve informar no item “Categoria”, se é gestante ou puérpera e, na opção “Grupo”, se tem ou não comorbidade.

(*) Com informações da assessoria.