Manaus, 20 de abril de 2024
×
Manaus, 20 de abril de 2024

Cenário

Prefeitura de Parintins confirma caso de pacientes amarrados em macas: ‘contenção necessária’

Denúncias afirmam que pacientes com covid-19, em estado grave, passaram o final de semana amarrados nas próprias macas, com nós improvisados por gaze

Prefeitura de Parintins confirma caso de pacientes amarrados em macas: ‘contenção necessária’

(Foto: Reprodução/ G1/ Arquivo Pessoal)

A Prefeitura de Parintins se pronunciou nesta terça-feira (23) sobre as denúncias de que pacientes com covid-19 estariam sendo amarrados por falta de sedativo no Hospital Jofre Cohen. O município negou a falta de medicamentos, mas confirmou que a “contenção” dos pacientes é “necessária”.

“Quanto à denúncia sobre pacientes “amarrados” nas macas, a contenção dos mesmos é necessária para mantê-los em segurança, ao iniciar a diminuição dos sedativos, como no processo de extubação, evitando acidentes com os mesmos em uma movimentação brusca ou qualquer agitação que possa ocorrer após um longo período intubado”, diz em nota.

Leia também: Amazonas confirma mais 60 mortes por covid-19 e 1.161 novos casos 

A nota foi assinada pelo Secretário Municipal de Saúde de Parintins, Clerton Rodrigues, pelo Diretor Geral do Hospital Jofre Cohen, Josimar Marinho e pelo diretor clínico da unidade de saúde, Renan Nascimento.

Eles afirmam que mesmo com o estoque crítico de bloqueadores neuromusculares, no sábado, em nenhum momento, os pacientes ficaram sem a sedação necessária para mantê-los em ventilação mecânica.

“A Secretaria informa também que há um número crescente de pacientes em estado grave, com necessidade de remoção a Manaus para tratamento de alta complexidade e que aguarda a transferência realizada pelo Governo do Estado do Amazonas”, conclui.

A Defensoria Pública do Amazonas (DPE-AM) já investiga as denúncias de que pacientes intubados e em estado grave passaram o final de semana amarrados nas próprias macas, com nós improvisados por gaze.