
(Fotos: Reprodução/Redes sociais)
Manaus (AM) – Após a repercussão negativa de uma abordagem truculenta de fiscais da Prefeitura de Manaus contra uma vendedora ambulante de frutas no Centro da cidade, a gestão municipal se pronunciou nesta sexta-feira (14).
A ação gerou debates entre comerciantes, políticos e internautas, levando a administração pública a se manifestar sobre o ocorrido.
Em nota, a prefeitura afirmou que a operação faz parte das ações regulares de reordenamento urbano no Centro da capital, visando “recuperar a ordem e valorizar lojistas, feirantes e ambulantes que atuam de maneira legalizada”.
O comunicado também ressalta que a fiscalização foi precedida de medidas de conscientização e alerta, e que “apenas quem insistiu nas irregularidades foi alvo de apreensão”.
Apesar disso, o episódio reacendeu críticas sobre como os fiscais abordam os trabalhadores informais, classificados como vendedores irregulares pela administração municipal.
Casos semelhantes já foram denunciados por comerciantes e registrados em vídeos divulgados nas redes sociais anteriormente, como um vendedor ambulante abordado com truculência pelos fiscais e por policiais na Ponta Negra, em 2022, fazendo o prefeito David Almeida se desculpar publicamente nas redes sociais pelo ocorrido.
Na época, a prefeitura afirmou que o fiscal teria sido demitido.
‘Excessos’
Sobre o caso atual, a Prefeitura de Manaus reforçou que não compactua com “excessos” nas ações de fiscalização e que “medidas administrativas serão adotadas” sem detalhar se haverá desligamentos. Além disso, informou que revisará os procedimentos de abordagem, estendendo as mudanças a todas as equipes responsáveis por essas operações na cidade.
Apesar do posicionamento da gestão municipal, a população questiona sobre o equilíbrio entre a necessidade de ordenamento urbano e o tratamento dispensado aos trabalhadores informais, muitos dos quais dependem do comércio de rua para seu sustento.
LEIA MAIS:
- Abordagem truculenta a vendedora vira prato cheio para oposição ao prefeito
- Fiscal é afastado por ‘abordagem excessiva’ a ambulante em Manaus: ‘não concordamos’
- Vídeo: em Manaus, ambulante vende toalha de Lula e Bolsonaro para sustentar a família
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.