Manaus, 5 de maio de 2024
×
Manaus, 5 de maio de 2024

Cidades

Prefeitura inicia licitação para comprar 12 ônibus elétricos para Manaus

Os veículos serão empregados no transporte público da capital amazonense

Prefeitura inicia licitação para comprar 12 ônibus elétricos para Manaus

Veículos são mais sustentáveis (Foto: Divulgação/Mercedes)

MANAUS – A prefeitura de Manaus publicou no Diário Oficial do Município (DOM), dessa segunda-feira (19), a abertura da licitação para a aquisição de 10 ônibus elétricos, à bateria, e dois articulados, também movidos à bateria, para o transporte público da capital.

Governo do Amazonas e a Prefeitura de Manaus formalizaram um convênio, em maio deste ano, para a compra dos veículos. Na época, foi negociado que o repasse seria de R$ 34,9 milhões para a compra dos ônibus, sendo o valor global R$ 35,4 milhões, incluindo contrapartida da prefeitura. 

Os coletivos devem ter capacidade mínima para transportar 75 passageiros, e outros dois ônibus articulados devem ter capacidade para 150 pessoas. Os transportes também contarão com sistema de recarga.

Leia mais: Em Manaus, passagem de ônibus já pode ser paga pelo celular

O convênio foi firmado por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA) e do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU). A inclusão do transporte público “limpo” é uma das ações previstas no Protocolo de Intenções firmado entre o governador Wilson Lima e o prefeito David Almeida em outubro de 2021, durante as comemorações do aniversário de Manaus.

O edital estará disponível a partir desta quarta-feira (21). Os interessados em participar podem comparecer à sede Comissão de Licitação, localizado na avenida Constantino Nery, ou por meio do site: sistemas.manaus.am.gov.br .

Ganho ambiental

O projeto para aquisição de ônibus elétricos é baseado nas metas que o Governo do Amazonas assumiu por meio da iniciativa Race to Zero – ou Corrida ao Zero, em português. A iniciativa reúne governos nacionais e subnacionais, empresas e instituições que se comprometem a zerar as emissões líquidas de carbono até 2050.