Manaus, 8 de maio de 2024
×
Manaus, 8 de maio de 2024

Cidades

Prefeitura realiza ação social na Comunidade Nova Esperança

Todos os moradores tiveram acesso aos serviços de emissão de RG, CPF e certidão de nascimento. A ação foi coordenada pela Semasc

Prefeitura realiza ação social na Comunidade Nova Esperança

(Divulgação)

Localizada no rio Cuieiras, distante mais de duas horas de barco da Marina do Davi, na Ponta Negra, a comunidade Nova Esperança recebeu, na manhã deste sábado, 18, uma ação de cidadania da Prefeitura de Manaus com diversos serviços de assistência social a população ribeirinha e indígena da localidade.

(Divulgação)

A ação é coordenada pela Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc). Os indígenas tiveram acesso ao Cadastro Único (CadÚnico), porta de acesso a programas socioassistenciais, como o Bolsa Família e Beneficio de Prestação Continuada (BPC). Os serviços de documentação (carteira de identidade e certidão de nascimento) também estiveram disponíveis para comunidade, além de corte de cabelo e design de sobrancelhas.

Daniela Campos, 17 anos, mora com o filho e o marido, na comunidade Nova Esperança. Eles vivem do que plantam e pescam.

“É muito bom ter esses serviços, pois gastamos cinco horas para nos locomovermos, daqui para cidade. Esse CadÚnico vai me ajudar muito, conheci o benefício (Bolsa Família) através dessa ação. Isso é uma ajuda para minha família”, disse Daniela.

Nas comunidades ribeirinhas, a maior demanda é principalmente para renovar a documentação que geralmente é antiga. Edinelza Mota, de 52 anos, veio da comunidade de São Sebastião, também, localizada no rio Cuieiras.

“Precisamos desses serviços, como RG, CPF e Certidão de Nascimento, pois para irmos até a cidade de Manaus, gastamos com a embarcação. Esses serviços chegando aqui na nossa comunidade facilitam nossas vidas”, falou Edinelza

 

 

(*) Com informações da assessoria