Manaus, 2 de maio de 2024
×
Manaus, 2 de maio de 2024

Cenário

Prefeitura volta a suspender vacinação e pessoas com 18 anos ficam só na promessa

David Almeida chegou a prometer que pessoas abaixo dos 18 anos seriam vacinadas, mas não há vacinas suficiente para continuar a imunização

Prefeitura volta a suspender vacinação e pessoas com 18 anos ficam só na promessa

Mais uma vez manauaras ficam sem vacinação da primeira dose da covid-19 - Foto: Arquivo / Semcom

MANAUS (AM) – Um dia após a chegada de uma nova remessa das vacinas contra a covid-19, a Prefeitura de Manaus suspendeu mais uma vez a aplicação da primeira dose dos imunizantes na capital. A nova paralisação revela mais uma vez o despreparo do prefeito David Almeida (Avante) que garantiu a abertura de uma nova fase da campanha para pessoas de 19 anos.

Na última sexta-feira (16), o Amazonas recebeu 63.250 doses da vacina Astrazeneca (Fiocruz) do Ministério da Saúde. Desse lote, 52,5 mil doses do imunizante foram repassadas para Manaus. No entanto, mesmo antes da chegada dos imunizantes, na quinta-feira (15), David Almeida anunciou a retomada da vacinação e abriu a campanha para pessoas acima de 19 anos.

Leia mais: Mesmo sem imunizantes, David anuncia retorno da vacinação e nova faixa etária

Ao longo da semana passada, o Portal Amazonas1 questionou o prefeito sobre a retomada da aplicação da primeira dose, suspensa pela primeira vez no dia 10 de julho. David garantiu que o Brasil recebeu um quantitativo significativo de doses e isso permitiria Manaus “avançar” na imunização, a previsão era que os lotes entregues na sexta fossem distribuídos até mesmo para pessoas abaixo de 18 anos, o que não aconteceu.

“A nossa expectativa é que a vacinação retornasse na quinta-feira, mas dependemos do repasse do Ministério da Saúde. Porém, o Brasil recebeu uma quantidade expressiva de vacinas esta semana, por isso, acredito que teremos um quantitativo alto de doses para Manaus. Com a chegada desse repasse, Manaus poderá avançar ainda mais na vacinação, vamos vacinar, inclusive, as pessoas abaixo dos 18 anos”, declarou David na semana passada.

A vacinação retornou de fato na sexta e se estendeu até as 16h do último sábado (17), no entanto, a Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (SEMSA) emitiu uma nova informando a nova paralisação devido ao esgotamento das doses.

A notícia não foi bem recebida pelos jovens de 18 anos que esperavam receber o imunizante já na próxima segunda-feira (19). Novamente, as redes sociais da secretaria receberam uma seria de críticas ao planejamento da Prefeitura.

Conforme o tramite interno do Ministério da Saúde, uma nova remessa só deve ser destinada aos estados no fim da próxima semana, após a reunião da tríplice estaduais e federais. Assim, Manaus deve ficar mais uma semana sem vacinas.

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: facebook, instagram e twitter.