Maués (AM) – O município de Maués (a 257 km de Manaus) solicitou o envio de Força Federal para as eleições municipais de 2024, citando um histórico de problemas em pleitos anteriores. O pedido foi deferido pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), desembargador João de Jesus Abdala Simões, que reconheceu a gravidade da situação e a insuficiência do efetivo policial local para garantir a segurança.
A decisão, publicada no Diário de Justiça Eletrônico nesta segunda-feira (2), destaca a vulnerabilidade dos 31 locais de votação, sendo 13 em áreas rurais, incluindo três em zonas indígenas, onde a falta de policiamento adequado torna esses locais suscetíveis a incidentes.
Implicações Políticas
A requisição de Força Federal em Maués levanta questionamentos sobre a gestão da segurança pública e a preparação para o pleito de 2024. Em um cenário político polarizado, a necessidade de intervenção federal pode ser vista como um reflexo da instabilidade local e das disputas acirradas na região.
Essa decisão pode impactar as campanhas dos candidatos majoritários, Macelly Veras (PDT) e Mazzini Leite (PSD), atual vice-prefeito, apoiado por Junior Leite (PODE), prefeito da cidade.
Dessa forma, a segurança e a ordem pública devem ganhar destaque nos discursos dos candidatos à prefeitura e à câmara municipal.
Com o deferimento do pedido pelo TRE-AM, o processo segue para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que requisitará o envio das forças federais ao presidente Lula (PT). A presença das tropas em Maués, se confirmada, sinaliza a importância que o governo e as autoridades eleitorais estão dando à segurança do pleito de 2024.
LEIA MAIS:
- Eleições 2024: estiagem pode afetar locais de votação
- Inicia a análise dos registros de candidaturas para as Eleições 2024
- Portal AM1 estreia programa ‘Cenário Político’ com candidatos nas Eleições 2024
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.