Manaus, 5 de maio de 2024
×
Manaus, 5 de maio de 2024

Cidades

Presidente Figueiredo intensifica ações para combate ao Covid-19

Dentro das ações, está instalação de cabines e arcos de higienização, nas entradas do município

Presidente Figueiredo intensifica ações para combate ao Covid-19

Foto: divulgação

Começou na última sexta-feira, 15, a instalação de cabines e arcos de higienização, nas duas entradas do município de Presidente Figueiredo ( à 107 quilômetros de Manaus). A medida faz parte de uma série de ações tomadas pela prefeitura no combate a Covid-19.

Com isso, todos os carros e pessoas que passarem pelas barreiras, serão orientadas a adentrar os arcos e cabines, para que todos recebam jatos de higienização.

De acordo com a Coordenadora do Comitê Integrado de Prevenção e Enfrentamento (CIPE) ao Covid-19, Semira Torres, os equipamentos de higienização são extremamente importantes.

“Conforme anunciado pelo Prefeito Romeiro Mendonça, está entregue os equipamentos de higienização. Arcos e cabines estão disponíveis para todas as pessoas e carros que forem entrar no município de Presidente Figueiredo e assim prosseguir viagem, higienizadas contra o Covid-19.” Ressalta a Coordenadora.

A instalação desses arcos e cabines visa diminuir os índices de contaminação da doença que em Presidente Figueiredo, que vem aumentando diariamente. Até nesta sexta, foram confirmados 211 casos da doença e 10 óbitos.

De acordo com o Prefeito Municipal Romeiro Mendonça, é de grande relevância o funcionamento desses equipamentos de higienização nas entradas de Presidente Figueiredo no combate ao Coronavírus, tendo em vista a proximidade do Município com a Capital Manaus.

“Esperamos que com a instalação dessas cabines e arcos, as pessoas que entram no município sejam desinfectadas e consequentemente a contaminação de Covid-19 seja minimizada. Estamos com uma expectativa muito grande em cima desses equipamentos de higienização.”

As cabines e arcos de higienização começam a funcionar nesta segunda-feira, 18, nas entradas de Presidente Figueiredo.

Investimentos 

Na última semana, a Secretaria Municipal de Saúde de Presidente Figueiredo (SEMS), realizou a compra de 5 aparelhos de ventilação mecânica não invasiva (Bipat) e mobiliários para a Ala Exclusiva no Hospital Geral Eraldo Falcão, que irá atender pacientes em tratamento de Covid-19. A Ala deverá ser entregue nos próximos dias.

A SEMS também realizou o aluguel de 2 aparelhos de Raio-X portáteis, para atender exclusivamente aos pacientes que ficarão internados na Ala Exclusiva e outro que na última quinta-feira, 14, foi instalado no Centro de Referência de Sintomáticos Respiratórios, unidade montada pela Prefeitura de Presidente Figueiredo, para atender exclusivamente pacientes com síndromes respiratórias.

Segundo a prefeitura, os investimentos foram adquiridos com recursos próprios do município.

Testes rápidos 

Na próxima semana, 5 mil Testes Rápidos de Covid-19, estarão disponíveis a população de Presidente Figueiredo, na Unidade de Referência de Sintomáticos Respiratórios.

De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, Dra. Sandra de Lima Braga, a prefeitura quer tornar mais rápido e fácil o acesso das pessoas ao Teste Rápido.

“A nossa ideia nesse momento e a determinação do Prefeito Romeiro, é que as pessoas tenham facilidade de acesso aos testes rápidos, por isso, a partir da próxima semana, estarão disponíveis a população. Quem procurar nosso Centro de Referência e apresentar algum dos sintomas, terá oportunidade de realizar o teste, ter o resultado em no máximo 30 minutos e conforme o resultado, prosseguir ou não com o tratamento.”, Esclarece a Secretária.

Cápsulas Vanessa

Além desses investimentos, empresas privadas vem colaborando com o município através de doações de Testes Rápidos de Covid-19, Equipamentos de Proteção Individual, Álcool em Gel 70%, entre outros itens.

A Samel, empresa que vem se destacando no Estado do Amazonas, com índices positivos no tratamento dos pacientes internados com Covid-19, através da utilização das Cápsulas Vanessa, fez a doação de 5 unidades da Cápsula para o Hospital Geral de Presidente Figueiredo.

Na próxima semana, as equipes de profissionais do Hospital receberão treinamentos para o manuseio do equipamento.

 

(*) Com informações da assessoria