Manaus, 7 de maio de 2024
×
Manaus, 7 de maio de 2024

Cenário

Primeira indígena vacinada no AM se filia ao partido Rede e vai se lançar candidata em 2022

Técnica de enfermagem indígena Vanda Ortega foi a primeira pessoa a receber imunização contra a covid-19 no estado, em 2021

Primeira indígena vacinada no AM se filia ao partido Rede e vai se lançar candidata em 2022

Foto: Diego Peres / Secom

MANAUS, AM – Em janeiro de 2021, a técnica de enfermagem indígena Vanda Ortega Witoto foi a primeira pessoa vacinada contra a covid-19 no Amazonas. Um ano depois, ela anunciou sua filiação ao partido Rede Sustentabilidade (Rede) e a pré-candidatura ao cargo de deputada federal nas eleições de 2022.

“Agora é oficial sou o fio mais novo para tecer uma candidatura que represente os povos indígenas no Estado do Amazonas. Vamos tecer e fortalecer esta rede de Tucum juntas e juntix”, escreveu Ortega em sua conta oficial no Instagram, neste domingo (16).

Nas redes sociais, o partido Rede comemorou a filiação da indígena, que segundo a sigla, teve papel fundamental no tratamento e na vacinação de indígenas de vários povos.

“Vanda Ortega Witoto é técnica de enfermagem e se tornou um símbolo da luta contra a Covid-19 atuando desde o início da pandemia em sua comunidade Parque das Tribos, em Manaus.”, diz trecho da publicação.

Para o partido, a pré-candidatura dela a deputada federal “e sua eleição será um marco histórico na defesa das causas indígenas no Amazonas e no Brasil!”

Vanda Witoto também é servidora da Fundação de Dermatologia Tropical e Venereologia Alfredo da Matta (FUAM), aluna de graduação de Pedagogia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e faz parte da Coordenação dos Estudantes Indígenas do Estado do Amazonas-MEIAM.