Manaus, 2 de maio de 2024
×
Manaus, 2 de maio de 2024

Mundo

Primeira morte pela variante Ômicron é confirmada

Somente neste domingo (12) foram registrado 1.239 novos casos da variante no país

Reino Unido – Nesta segunda-feira (13), o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, informou a primeira morte causada pela variante Ômicron da covid-19. Este é o primeiro caso conhecido de óbito pela nova variante em todo o mundo.

“Infelizmente, a Ômicron está gerando hospitalizações. Infelizmente, pelo menos um paciente morreu com Ômicron, confirmado”, afirmou Johnson, segundo registro do jornal The Guardian.

De acordo com o boletim do país, somente no domingo (12) foram registrados 1.239 novos casos da variante, elevado o número de casos para 3.137 – 65% a mais que os 1.898 acumulados até o dia anterior. O país detectou o primeiro caso da Ômicron em 27 de novembro.

Leia mais: ‘É muito cedo para tirar conclusão sobre o impacto da Ômicron’, diz OMS

“Acho que a ideia de que esta é, de alguma forma, uma versão mais branda do vírus é algo que precisamos deixar de lado, e apenas reconhecer o ritmo com que ele se acelera pela população”, disse o primeiro-ministro.

O premiê ainda informou que todos com 18 anos ou mais na Inglaterra poderão receber uma dose de reforço até o fim do ano. Estudos iniciais apontam que a eficácia da vacina contra a nova variante é significativamente menor, mas que uma terceria dose pode aumentar a proteção para mais de 70%.

O ministro da Saúde do Reino Unido, Sajid Javid, mostrou preocupação com o ritmo em que a variante se espalha no país, e destacou que é algo que nunca viram antes. “As infecções estão dobrando a cada dois ou três dias, isso significa que estamos diante de um maremoto de infecções, estamos novamente em uma corrida entre vírus e vacina”, disse.

(*) Com informações do G1

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter.