Manaus, 12 de maio de 2024
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Manaus, 12 de maio de 2024

Economia

Produção de bicicletas no PIM passa por momento de ajustes no mercado

Montadoras entendem que o momento é de ajustes e pode ser estendido por mais alguns meses

Produção de bicicletas no PIM passa por momento de ajustes no mercado

Fabricantes instaladas no PIM produziram 39.860 bicicletas em fevereiro (Foto: Abraciclo)

Manaus – A produção de bicicletas das fabricantes instaladas no Polo Industrial de Manaus (PIM) teve uma redução de 37,4% em fevereiro, comparada com o mesmo mês do ano passado. Saíram das linhas de montagem 39.860 bicicletas, um volume bem abaixo das 63.712 bikes produzidas em fevereiro de 2022. Já em comparação com janeiro último (38.636 unidades), o crescimento foi de 3,2%.

Para o diretor executivo da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), Paulo Takeuchi, a redução representa um momento de ajustes e pode ser estendido por mais alguns meses.

“Conforme nossas estimativas os próximos meses continuarão sendo de ajustes, principalmente da demanda do modelo mix (elétrica e pedal). Mas a gente acredita que ao longo do tempo tenhamos novas perspectivas de mercado e com isso poder rever novamente a produção”, disse.

Retração

A retração também é vista nos dados acumulados do primeiro bimestre do ano quando comparados ao mesmo período de 2022. Em janeiro e ferreiro de 2023, foram fabricadas 78.496 bicicletas, uma retração de 37,3% na comparação com o mesmo recorte do ano passado (125.149 unidades).

“Temos acumulado no primeiro bimestre em torno de 78 mil unidades, isso tudo dentro da previsão de ajustes da produção que tínhamos para este ano”, analisou Takeuchi.

Para 2023, a Abraciclo estima que deverão ser produzidas 570.000 bicicletas, o que representa uma queda de 4,8% na comparação com o ano passado (599.044 bicicletas).

Mountain Bike em alta

Do total produzido no setor de duas rodas em Manaus, em fevereiro, a Moutain Bike (MTB) foi a categoria com mais unidades fabricadas: 25.005 bikes, ou 62,7% de todo o polo. A Urbana/Lazer vem em seguida, com 8.216 bicicletas e 20,6% da produção.  Na sequência, veio a Infantojuvenil (3.728 unidades) com 9,4% do total produzido.

Os três primeiros lugares foram mantidos no ranking do primeiro bimestre: MTB (46.310 bicicletas e 59% do volume total produzido), Urbana/Lazer (20.167 unidades e 25,7%) e infantojuvenil (6.855 bicicletas e 8,7%).

Sudeste maior consumidor

No recorte da Abraciclo a região Sudeste aparece como maior consumidora das bikes produzidas no PIM. Foram enviadas para a região 30.147 unidades ou 75,6% do total produzido. Na sequência ficaram o Sul (3.452 bicicletas e 8,7% da produção), Nordeste (2.895 unidades e 7,3%), Centro-Oeste (2.316 bicicletas e 5,8%) e Norte (1.050 e 2,6%).

No bimestre, as duas primeiras posições foram mantidas: Sudeste (53.827 bicicletas e 68,57% do volume fabricado), Sul (10.232 unidades e 13,04%). Em terceiro lugar, ficou o Norte (5.474 bicicletas e 6,97% da produção), seguido pelo Nordeste (4.704 unidades e 5,99%) e Centro-Oeste (4.259 bicicletas e 5,43%).

Mercado externo

As vendas de fevereiro para o mercado externo totalizaram 2.222 unidades, um volume 56,5% maior que o registrado em janeiro (1.420 bicicletas) e 14,2% superior na comparação com o mesmo mês do ano passado (1.945 unidades).

De acordo com levantamento do portal Comex Stat, que apura os embarques totais de cada mês, analisados pela Abraciclo, a Bolívia foi o principal mercado. O país vizinho recebeu 1.238 bicicletas, o que representa 55,7% das exportações. Em segundo lugar, ficou o Paraguai (983 unidades e 44,2% do volume exportado).

No primeiro bimestre, o total registrado de exportações foi de 3.642 bicicletas, retração de 10,5% em relação ao mesmo período do ano passado (4.071 unidades). O Paraguai foi o principal destino com 1.693 unidades e 46,5% do total embarcado. Em segundo lugar, ficou a Bolívia (1.238 bicicletas e 34% das exportações).

(*) Com informações da assessoria

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