Manaus, 12 de maio de 2024
×
Manaus, 12 de maio de 2024

Política

Programa de doação de alimentos é lançado pelo governo federal

O Programa Brasil Fraterno – Comida no Prato pretende reduzir o número de alimentos descartados nos supermercados

Programa de doação de alimentos é lançado pelo governo federal

Foto: Reprodução / TV Amazonas

BRASÍLIA, DF – O presidente Jair Messias Bolsonaro (sem partido) lançou programa que permite às empresas de varejo alimentar prolongarem a validade dos produtos não perecíveis com a intenção de aumentar as doações aos bancos de alimento do governo. O objetivo é que as empresas recebam, também, com o novo programa, isenção no ICMS.

Denominado como Programa Brasil Fraterno – Comida no Prato e operado pelo Ministério da Cidadania, a proposta pretende reduzir o número de alimentos descartados nos supermercados, que em 2020 renderam um prejuízo ao varejo de R$ 3,6 bilhões, segundo a Abras (Associação Brasileira de Supermercados) e direcionar aos bancos de alimentos que o governo possui por todo o país.

O programa, que contou com a participação de associações do setor do varejo alimentar, visa evitar 42% das perdas do setor de supermercados no Brasil. Para isso, a ideia é retirar a definição de “válido até…” em alimentos não perecíveis e trocar pela definição de “consumir preferencialmente antes de…”.

Leia mais: Bolsonaro ironiza Moro: ‘leu o discurso e tinha dois teleprompters do lado’

Durante o anúncio, Bolsonaro disse ainda que vai prorrogar por mais dois anos a isenção de imposto sobre a folha de pagamento das empresas de 17 setores.

“A fome é uma coisa que a gente não pode brincar com ela, só quem passa por certas necessidades sabe o que ela representa realmente. Quando um político fala que passou fome, pessoal vai logo para a demagogia, mas muita gente aqui passou necessidade”. disse Bolsonaro. Na ocasião ele havia feito um paralelo às pessoas que serviram ao Exercito, afirmando que os soldados passam fome no quartel, ao ter que comer frango cru.

(*) Com informações CNN

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter