Manaus, 1 de maio de 2024
×
Manaus, 1 de maio de 2024

Cidades

Programa de combate ao Desperdício entrega 250kg de alimentos às cozinhas comunitárias

As coletas são realizadas diariamente em dois supermercados de Manaus, de alimentos que não foram comercializados e seriam descartados, mas que ainda mantêm todos os seus valores nutricionais

Programa de combate ao Desperdício entrega 250kg de alimentos às cozinhas comunitárias

Os alimentos são coletados de supermercados em Manaus e destinados às cozinhas comunitárias (Foto: Tizziana Barbosa/Sepror)

O Programa Estadual de Combate ao Desperdício e à Perda de Alimentos (PCODEPA), do Governo do Amazonas, executado pela Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), entregou, nesta quarta-feira (8), cerca de 250 quilos de alimentos entre verduras, frutas e legumes, às Cozinhas Comunitárias, administradas pela Prefeitura de Manaus.

As coletas são realizadas diariamente em dois supermercados de Manaus, de alimentos que não foram comercializados e seriam descartados, mas que ainda mantêm todos os seus valores nutricionais. Do início de janeiro deste ano, até a primeira semana de fevereiro, foram recolhidas mais de 46 toneladas de alimentos.

O coordenador do PCODEPA, Carlos Henrique, ressaltou a importância do programa para a população. “O principal objetivo do programa é o combate à fome e a redução dos desperdícios de alimentos, que perderam seu valor comercial, mas que ainda possuem todos os seus valores nutricionais, com isso mantemos a segurança alimentar da população”, destacou.

Após a coleta, os alimentos são repassados às cozinhas comunitárias da prefeitura de Manaus cadastradas no programa, onde ocorrem a triagem, o processamento e a preparação dos pratos, de modo para complementar seus cardápios e alimentar o público atendido no local que alimenta mais de 1,2 mil pessoas diariamente.

A chefe da Divisão da Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SEMASC), Juliana Diz, destacou o impacto das ações do programa para as pessoas em situação de vulnerabilidade que foram beneficiadas.

“Essa parceria com o Governo do Estado, beneficia as pessoas em situação de vulnerabilidade. E hoje nós contamos com seis cozinhas comunitárias que servem cerca de duzentas refeições por dia, de segunda a sexta-feira e distribuem em bairros que apresentam grande vulnerabilidade social”, finalizou Juliana.

(*) Com informações da assessoria

LEIA MAIS: