Manaus, 6 de maio de 2024
×
Manaus, 6 de maio de 2024

Cidades

Projeto promove oficina para capacitar professores e alunos de dança

A primeira oficina será 'Dança no Contexto', ministrada por Isabel Marques e inicia na terça-feira (23) com fim na sexta-feira (26)

Projeto promove oficina para capacitar professores e alunos de dança

Foto: divulgação

Com o compromisso de oferecer aulas de dança durante seis semanas para a comunidade da Dança e da Arte em um espaço de estudo e discussão, o projeto “Formar Informar Des… Transformar II” possibilita levar informação a estudantes, professores e pesquisadores da área na cidade de Manaus.

A primeira oficina será ‘Dança no Contexto’, ministrada por Isabel Marques e inicia na terça-feira (23) com fim na sexta-feira (26).

Realizadas todas virtualmente através da plataforma Zoom (https://linktr.ee/ContemProducao), terão duração de quatro dias cada uma, com 2h horas aula/dia das 16h às 18h.

Dança e Contexto

Na “Dança no Contexto” será trabalhada a Proposta Pedagógica da Dança no Contexto desenvolvida pela coreógrafa, diretora, professora de dança e escritora Isabel Marques, oriunda de São Paulo.

A oficina conta também com a participação no espetáculo Coreô Online, do Caleidos Cia de Dança, onde serão desenvolvidos processos de criação em dança discutindo propostas de dança e educação.

Iniciativa do Projeto

O projeto Formar Informar Des… Transformar II é uma iniciativa da amazonense, pesquisadora, artista e educadora Amanda Pinto a fim de promover uma integração entre artistas amazonenses e de outras capitais brasileiras na formação, informação, Des… Transformação em dança contemporânea.

O projeto é contemplado pelo edital Feliciano Lana da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa do Amazonas (SEC), pela Lei Aldir Blanc.

Para Amanda Pinto “Este projeto potencializa o olhar para o Amazonas no que diz respeito a ações artísticas entrelaçadas entre diversas capitais brasileiras (inclusive de outros países), onde esses diferentes profissionais/artistas/docentes podem compartilhar com artistas/docentes/profissionais amazonenses, tornando essas fronteiras culturais cada vez mais porosas e fluidas.”

Cronograma completo

A programação completa das oficinas segue durante seis semanas com diferentes propostas e convidados:

Dança no Contexto (Isabel Marques/SP) 23 a 26 de Março;

Danças Escondidas em Casa (Dudude Hermman/BH) 29 de Março a 01 de Abril;

Letra na Dança (Clênio Magalhães/MG/BA) 06 a 09 de Abril;

Memória na Dança (Francis Baiardi/AM) 13 a 16 de Abril;

Solto Virado no Baque (Denny Neves/BA) 20 a 23 de Abril;

Dançando no Vazio (Odacy Oliveira/Argentina/Brasil) 27 a 30 de Abril.

As oficinas acontecem visando oferecer fomento do interesse artístico e condições para que profissionais e/ou interessados (inclusive professores de Arte da rede pública de ensino), já atuantes no mercado de trabalho, possam aperfeiçoar seus conhecimentos no fazer/ensinar dança.

Acessibilidade

Todas as oficinas contarão com acessibilidade para pessoas com deficiência, conforme a necessidade. Em sua primeira edição, em 2016, o projeto contou com outros profissionais de capitais brasileiras, e foi contemplado pelo Prêmio FUNARTE Klauss Vianna.
A cidade de Manaus necessita de ações que ajudem na formação informação e des… transformação em dança para o entendimento e conhecimento da dança pesquisada e discutida a nível Nacional, por ser um lugar distante geograficamente das demais regiões brasileiras.

Capacitação para estudantes e professores

A produção é da Contém Dança Cia, e conta com os profissionais: Rosana Brito, Magno Fresil e Francis Baiardi. A Contém Dança Cia, é uma companhia de Dança independente da cidade de Manaus, e foi criada em 2006 pela artista pesquisadora Francis Baiardi.

Nos seus quase 15 anos de existência, desenvolve em suas pesquisas a compreensão do corpo que discute e escreve a arte do movimento, estimulando a reflexão acerca da dança e seus processos de criação em Dança Contemporânea.

A Companhia tem como objetivo investigar a dança em entrelaçamento a outras linguagens artísticas e acredita que a Arte é uma importante linguagem para discutir questões educacionais, políticas e sociais.

A Cia tem como um dos seus principais objetivos promover e buscar reflexões artísticas sobre o que se faz, dentro e fora da mesma e trocar experiências com cias/artistas de outros lugares, fortalecendo assim a produção da nossa região.

Resumé Isabel Marques

Coreógrafa, diretora e professora de dança, escritora. Formada em Pedagogia pela USP;
Mestre em Dança pelo Laban Centre, Londres (hoje Trinity Laban), doutora pela Faculdade de Educação da USP/96;

Fundou e dirige o Caleidos Cia. de Dança desde 1996;

Criou e dirigiu Caleidos Arte e Ensino, em São Paulo (2001-2008), hoje Instituto Csleidos.

Assessora do MEC na elaboração dos Parâmetros Curriculares Nacionais (Dança), da UNESCO em documento para América Latina e da Secretaria Municipal de Educação de SP (1992-93, 2015-16);

Foi professora do cursos de Licenciatura em Dança da UNICAMP e da Universidade Anhambi Morumbi e nos cursos de Pós-graduação da UFV, UDESC, UEA, UFPE, UFRN, USP, entre outros;

Autora de vários livros sobre Dança na Escola;

Apresentou espetáculos, palestras e trabalhos de pesquisa em vários estados e cidades do Brasil e no exterior (Portugal, Cuba, Inglaterra, Finlândia, Estados Unidos, Austrália);

Coordena, com Fábio Brazil, o projeto Caleidos Solidário, que integra arte, educação e ações sociais.

(*) Com informações da assessoria