Manaus – O primeiro dia de propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV para a campanha de prefeito de Manaus será marcado pela participação de Amom Mandel (Cidadania) e David Almeida (Avante), que abrem e fecham, respectivamente, o horário eleitoral nesta sexta-feira (30). Entre os candidatos, Roberto Cidade (União Brasil) terá o maior tempo disponível para expor suas propostas, com 3 minutos e 25 segundos, enquanto Amom Mandel terá o menor tempo, com apenas 31 segundos.
A campanha eleitoral, que segue até o dia 3 de outubro, vai ocupar diariamente 20 minutos em rede, distribuídos em dois blocos de 10 minutos cada, de segunda a sábado. Além disso, serão veiculados 70 minutos diários de inserções de até 1 minuto, inclusive aos domingos, para os cargos de prefeito e vereador.
No rádio, a propaganda em bloco será transmitida das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10. Na televisão, os programas serão exibidos das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40. As inserções ocorrerão entre 5h e meia-noite, com 60% do tempo destinado ao cargo de prefeito e 40% ao de vereador, distribuídas em três faixas horárias: 5h às 11h, 11h às 18h e 18h às 24h.
A cada dia, a ordem de apresentação dos candidatos será alterada, com o programa começando e terminando com candidatos diferentes. O candidato que fechar o horário eleitoral terá dois segundos adicionais, resultado do tempo residual da propaganda.
Confira a ordem e o tempo destinado a cada candidato a prefeito nesta sexta-feira (30):
- Amom Mandel: 31 segundos
- Roberto Cidade: 3 minutos e 25 segundos
- Marcelo Ramos: 2 minutos e 18 segundos
- Alberto Neto: 1 minuto e 56 segundos
- David Almeida: 1 minuto e 50 segundos
O presidente da ALEAM, Roberto Cidade, também será o candidato com maior número de inserções de 30 segundos no primeiro turno, somando 1.008 entradas no rádio e na TV. Marcelo Ramos terá 676 inserções; Alberto Neto, 572; David Almeida, 530; e Amom, 152.
Sem tempo de TV
Vale ressaltar que dois dos candidatos a prefeito da capital amazonense não terão suas campanhas exibidas nesses meios. O deputado estadual Wilker Barreto (Mobiliza) e o professor Gilberto Vasconcelos (PSTU) ficaram de fora da divisão de tempo de propaganda, uma vez que seus partidos não atingem o coeficiente de representatividade necessário no Congresso Nacional, conforme determina o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
LEIA MAIS:
- Definido tempo de propaganda eleitoral gratuita em TV e rádio a candidatos de Manaus
- Mesários podem pedir mudança de seção eleitoral até sexta-feira (30)
- Propaganda eleitoral começa nesta sexta-feira
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.