Manaus, 21 de maio de 2024
×
Manaus, 21 de maio de 2024

Cenário

Proposta de David Reis para mudar regimento está enterrada, afirmam vereadores

Projeto de emenda à Loman permitiria a recondução do presidente ao cargo

Proposta de David Reis para mudar regimento está enterrada, afirmam vereadores

Maioria dos vereadores não aprovou a proposta de David Reis (Foto: Robervaldo Rocha/CMM)

MANAUS – Sem apoio da maioria dos vereadores, o presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), David Reis (Avante) não colocou em deliberação, nesta quarta-feira (16), o Projeto de Emenda à Lei Orgânica do Município (Loman), que poderia permitir sua recondução ao cargo. Reis sequer participou da sessão plenária.

A possibilidade de apresentação do projeto na sessão de hoje havia sido levantada pelo vereador Rodrigo Guedes (Republicanos), mas não se concretizou.

Segundo Guedes, o regimento interno da Câmara exige, no mínimo, um prazo de seis sessões plenárias para a tramitação do projeto, como a eleição está prevista para 5 de dezembro, não há mais possibilidade de deliberação.

Leia mais: David Reis pode apresentar emenda para mudar regimento da CMM nesta quarta, diz Guedes

“Para evitar uma derrota iminente, eles acabaram não colocando em deliberação. Hoje, praticamente, a gente considera enterrada essa ideia. Eles não colocaram em deliberação porque eles não tinham votos suficientes. Existiu, sim, a proposta”, afirmou Guedes ao Portal AM1.

À reportagem, o vereador Diego Afonso (UB) afirmou também que não vê mais possiblidade de tramitação da proposta de emenda.

Tentativa de manobra política

Sem conseguir se eleger deputado federal nas eleições deste ano, e com o fim de seu mandato como presidente da Câmara, David Reis articulava internamente uma mudança no regimento interno da Casa para que fosse possível sua candidatura à reeleição na CMM.

O documento não chegou a ser apresentado oficialmente, mas os vereadores garantem que ele existiu e que, inclusive, havia outros vereadores apoiando a manobra.

A proposta não foi bem-vista até mesmo pelos parlamentares que são da base de David Reis. Em outubro, 23 dos 41 vereadores chegaram a assinar uma manifestação contra a proposta.

Leia mais:  Vereadores assinam manifestação contra reeleição de David Reis na CMM

*Colaborou Juliana Batista