Manaus, 4 de maio de 2024
×
Manaus, 4 de maio de 2024

Política

PSDB afirma que investiga causas de instabilidade em aplicativo de votação

Pleito foi pausado nesse domingo e não tem data para ser retomado; Arthur, Leite e Doria disputam corrida no PSDB rumo ao Planalto em 2022

PSDB afirma que investiga causas de instabilidade em aplicativo de votação

Foto: divulgação/PSDB

Manaus, AM – Após suspender as prévias que definiriam o candidato do partido à Presidência da República nas eleições de 2022, por pane no aplicativo de votação, o PSDB diz que as possíveis causas da instabilidade no sistema registrada no domingo (21) já estão sendo apuradas. Ao longo do dia, filiados da sigla reclamaram de dificuldades na hora de computar os votos.

Em nota, o partido tucano afirma que a Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Faurgs) investiga os motivos da instabilidade no programa. Ela é a desenvolvedora do aplicativo usado nas prévias do PSDB, que custou mais de R$ 1 milhão.

“Desde que os primeiros relatos foram informados, os esforços dos técnicos da instituição estão em descobrir a causa da lentidão do sistema. Assim que houver total comprovação, o detalhamento desse ocorrido será levado a público”, afirma a fundação.

No comunicado divulgado pelo PSDB, a entidade nega que o problema enfrentado ao longo da votação de domingo tenha relação com a compra de licenças para o funcionamento do programa.

“Ao contrário do que foi especulado, os problemas não têm qualquer relação com a compra de licenças para suportar o reconhecimento facial dos filiados, uma das etapas necessárias para registro do voto. Tanto é que o mesmo permitiu o cadastramento bem-sucedido dos mais de 44 mil eleitores (aptos a votar)”, disse em trecho do texto.

Com o programa suspenso, tanto PSDB quanto à fundação alegam que os votos até agora registrados não serão perdidos e a segurança do sistema não foi afetada. “Todo o processo de reparação está sendo acompanhado por técnicos que representam as três chapas candidatas”, finalizou.

Leia mais: Aplicativo de 1 milhão de reais atrasa votação do PSDB

Lamentação

O presidente Nacional do PSDB Bruno Araújo também emitiu nota sobre as falhas e atraso na votação: Tucanas e tucanos, Nos últimos meses, de forma exaustiva, toda equipe que faz o PSDB preparou com muito carinho e enorme dedicação uma festa para no último domingo escolhermos o primeiro candidato à presidência com a participação de todos os filiados. É antes de tudo uma aposta na democracia. Eu mesmo, como voluntário do partido, tenho me dedicado integralmente ao projeto.

Lamentamos que um problema técnico no aplicativo desenvolvido para as prévias nos obrigou a não concluir uma comemoração que começou bonita pela manhã. Várias instituições e empresas de tecnologia, todas muito respeitadas, participaram da concepção e estão envolvidas no processo de correção da falha para que a votação continue.

Todas as nossas energias estão concentradas para que quem ainda não votou escolha quem será seu candidato à Presidência da República. Contem com o nosso total empenho para concluirmos a votação o mais rápido possível. Vamos em frente! Bruno Araújo, Presidente Nacional do PSDB

Confira notas na íntegra:

PSDB
PSDB

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter