
Partidos buscam ampliar e criar novas federações para 2026 - (Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado)
Brasília (DF) – O presidente do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) no Amazonas, senador Plínio Valério (AM), afirmou concordar com a ampliação da Federação PSDB Cidadania.
Nesta segunda-feira (21), Valério pontuou que, até o momento, a executiva nacional do partido não discutiu o assunto, mas é favorável à ampliação.
“Eu sou aberto a ampliar a Federação e discutir uma fusão (…) chegou a hora da gente pensar com calma, refletir, ver o que podemos esperar do futuro”, disse o senador.
O parlamentar também pontuou que existem nomes do partido que estão apoiando candidatos de Jair Bolsonaro (PL) e “tem gente do PSDB apoiando até candidato do PT”.
O Portal AM1 entrou em contato com a Executiva Nacional do partido buscando um posicionamento sobre a articulação do PSDB. Segundo o presidente nacional, Marconi Perillo, existe uma articulação com o Cidadania para ampliar a Federação e filiar pessoas importantes no Brasil.
“Saímos da eleição municipal mais fortes que o PT, partido do presidente da República, e estamos nos preparando para apresentarmos um nome competitivo para a Presidência da República e para alcançarmos a meta de eleger ao menos um deputado federal em cada Estado em 2026. Estamos articulando a ampliação da federação com o Cidadania e buscando filiar lideranças importantes em todo o Brasil”, disse Marconi Perillo ao Portal AM1.
Segundo informações internas, existe uma movimentação para a junção do PSB, PDT e Cidadania em 2026, mas as discussões continuam em curso.
Como funcionam as federações?
A Federação partidária é formada por dois ou mais partidos que tenha afinidade de programas políticos. As legendas se unem para trabalhar como um só partido durante todo o mandato, ou seja, no mínimo quatro anos.
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), atualmente, existem três federações no Brasil que incluem sete partidos:
- Federação Brasil da Esperança: PT, PCdoB e PV;
- Federação PSDB Cidadania;
- Federação PSOL REDE.
PP e Republicanos estão negociando a formação da Federação a tempo da eleição da mesa diretora da Câmara dos Deputados, proporcionando, segundo os partidos, mais chances e força na Casa.
LEIA MAIS
- Omar, Braga e Plínio apoiam Galípolo para a presidência do BC
- Ministro suspende norma do TSE que pune federação se partido não prestar contas
- Vereador eleito pelo PSDB, Rosivaldo Cordovil escancara apoio a Alberto Neto
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.