Manaus, 3 de julho de 2025
×
Manaus, 3 de julho de 2025

Cenário

PT segue no comando da Prefeitura de São Gabriel da Cachoeira

Em uma disputa acirrada, Egmar Curubinha, sobrinho do atual prefeito Clóvis Curubão (PT), foi eleito com 47,15% dos votos válidos.

PT segue no comando da Prefeitura de São Gabriel da Cachoeira

(Foto: Reprodução/Redes Sociais)

São Gabriel da Cachoeira (AM) – Em uma disputa acirrada, Egmar Curubinha, candidato do Partido dos Trabalhadores (PT), foi eleito neste domingo (6) prefeito, com 47,15% dos votos válidos, totalizando mais de 11 mil votos. ‘Curubinha’ é um dos únicos candidatos do PT a vencer uma eleição no estado. Seu principal adversário, Cláudio Pontes (Podemos), ficou em segundo lugar com 43,93%, demonstrando um cenário competitivo entre os postulantes ao cargo.

Com o resultado, Egmar Curubinha, sobrinho do atual prefeito de São Gabriel da Cachoeira, Clóvis Curubão, continua o legado do PT no município que fica distante a 841 km de Manaus em linha reta.

Os eleitores do Amazonas participaram das Eleições Municipais de 2024, marcadas pela definição de prefeitos em diversas cidades do interior. Conforme a legislação eleitoral brasileira, municípios com menos de 200 mil eleitores não realizam segundo turno, tornando a escolha dos prefeitos uma decisão direta no primeiro pleito.

A candidata Bete Baniwa, do Solidariedade, que entrou na disputa para substituir o ex-candidato ao governo do Amazonas, Israel Tutyuka (PDT), terminou a eleição em último lugar. Com menos de 200 votos, Bete Baniwa não conseguiu avançar na preferência do eleitorado, marcando uma baixa expressiva de apoio.

 

(Foto: Reprodução/TSE)

 

LEIA MAIS: