
(Foto: Reprodução/Redes Sociais)
São Gabriel da Cachoeira (AM) – Em uma disputa acirrada, Egmar Curubinha, candidato do Partido dos Trabalhadores (PT), foi eleito neste domingo (6) prefeito, com 47,15% dos votos válidos, totalizando mais de 11 mil votos. ‘Curubinha’ é um dos únicos candidatos do PT a vencer uma eleição no estado. Seu principal adversário, Cláudio Pontes (Podemos), ficou em segundo lugar com 43,93%, demonstrando um cenário competitivo entre os postulantes ao cargo.
Os eleitores do Amazonas participaram das Eleições Municipais de 2024, marcadas pela definição de prefeitos em diversas cidades do interior. Conforme a legislação eleitoral brasileira, municípios com menos de 200 mil eleitores não realizam segundo turno, tornando a escolha dos prefeitos uma decisão direta no primeiro pleito.
A candidata Bete Baniwa, do Solidariedade, que entrou na disputa para substituir o ex-candidato ao governo do Amazonas, Israel Tutyuka (PDT), terminou a eleição em último lugar. Com menos de 200 votos, Bete Baniwa não conseguiu avançar na preferência do eleitorado, marcando uma baixa expressiva de apoio.
(Foto: Reprodução/TSE)
LEIA MAIS:
- São Gabriel da Cachoeira terá 5 candidaturas indígenas concorrendo à prefeitura
- Cinquenta cidades terão segundo turno na disputa pelas prefeituras
- Na reta final, candidatos à Prefeitura de Manaus apostam no ‘corpo a corpo’ com eleitores
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.