Manaus, 3 de maio de 2024
×
Manaus, 3 de maio de 2024

Cidades

Quadrilha que explodia cofres em Manaus é formada por traficantes

Seis integrantes do grupo foram presos na manhã desta quinta-feira (30) durante as investigações da Derfd sobre atentados em três postos de combustíveis

Quadrilha que explodia cofres em Manaus é formada por traficantes

Coletiva de imprensa da Derfd (Foto: Josemar Antunes/Am1)

Caio Fábio Artur de Queiroz, 25; Deivid Gilberto de Souza Costa, 22; Eduardo Jordan Branches Barros, 28; Janderson Campos Souza, 26, e Rainier da Silva Maia, 26, foram presos, em flagrante, na madrugada desta quinta-feira, 30, quando tentavam explodir o cofre de um posto de combustíveis, na avenida Constantino Nery, no bairro Chapada, na zona Centro-Sul de Manaus.

Delegado Aldeney Góes, titular da Derfd (Foto: Josemar Antunes/Am1)

De acordo com o delegado Aldeney Góes, titular da Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações (Derfd), o grupo era investigado pela autoria semelhante em outros três postos de combustíveis, situados nos bairros Tarumã, Cidade de Nova e Monte das Oliveiras, respectivamente, nas zonas Oeste e Norte da capital. Os crimes ocorreram nos dias 8, 20 e 24 de julho deste ano.

“As investigações em torno do caso apuraram que os integrantes dessa quadrilha são traficantes, responsáveis por explosões de cinco cofres. O grupo usava artefatos explosivos de forma artesanal, mas tudo isso será apurado. Cada um dos integrantes tinha uma função específica para agir com rapidez antes que a polícia chegasse ao local. Eles usavam carros roubados e comprados com o dinheiro roubado desses estabelecimentos”, detalhou.

O delegado ressaltou, ainda, que as equipes policiais continuam procurando outros veículos usados nos crimes e quem são os demais integrantes da quadrilha, que tenham total controle sobre as ações criminosas, afim de desarticular completamente o grupo criminoso.

Outro membro do bando, Werison Souza de Oliveira, 33, foi preso, temporariamente, na manhã desta quinta-feira, por volta das 9h, em cumprimento ao mandado de prisão expedido pelo juiz George Hamilton Barroso, do Plantão Criminal.

Com a quadrilha, as equipes policiais apreenderam três veículos, uma arma de fogo e um explosivo, que foi detonado pelo Grupamento de Artefatos Explosivos (Marte), tropa especializada da Polícia Militar do Amazonas (PMAM).

Procedimentos 

Caio, Deivid, Eduardo, Janderson e Rainier foram autuados por roubo majorado, adulteração de sinal identificador de veículo automotor e quadrilha armada. Já Werison foi indiciado por roubo majorado. Os seis homens serão encaminhados para audiência de custódia na Central de Recebimento e Triagem (CRT), onde ficarão à disposição da Justiça.