(Foto: Divulgação Exercito)
Manaus (AM) – Os estados Amazonas, Acre, Alagoas, Amapá, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima e Tocantins, contam com apoio das Forças Armadas nas eleições municipais de 2024.
O apoio das Forças Armadas, que historicamente atuam nas localidades e municípios que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) solicita, visando garantir que os eleitores exerçam o direito ao voto, serão mobilizados, mais uma vez, na operação de segurança intitulada Garantia da Votação e Apuração (GVA)
Serão cinco Comandos Conjuntos (Amazônia, Norte, Nordeste, Leste e Oeste), além dos comandos permanentemente ativados da Marinha (Comopnav), do Exército (Coter) e da Força Aérea (Comae), atuarão em conjunto com os órgãos de segurança pública, auxiliando na manutenção da ordem.
Os militares vão atuar no apoio logístico em atividades que incluem a distribuição de urnas, material de votação e servidores da justiça eleitoral em comunidades situadas em áreas remotas ou que possam apresentar riscos de instabilidade.
Ao todo, serão 23 mil militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica para a segurança no dia do pleito, coordenado pelo Ministério da Defesa, e inclui viaturas, blindados, embarcações, navios e aeronaves.
As eleições municipais ocorrerão em todo o país, excluindo o Distrito Federal e o arquipélago de Fernando de Noronha (PE). O 1º turno do pleito está marcado para este domingo, 6 de outubro; já o 2º turno será no dia 27 de outubro, caso necessário.
De acordo com o Ministério da Defesa, 28 mil militares foram empregados nas eleições de 2020, enquanto nas eleições de 2022 foram empregados 34 mil militares segurança e apoio logístico das eleiçõespara o pleito.
O emprego de tropas em operações eleitorais para segurança do processo democrático é uma determinação prevista no Código Eleitoral
Combate a crimes eleitorais
Para garantir a ordem e combater a crimes eleitorais, a Polícia Federal também intensifica sua atuação nas eleições municipais de 2024 com ações estratégicas voltadas à proteção do processo eleitoral e ao combate a crimes eleitorais.
Conforme suas atribuições de polícia judiciária e de fiscalização da ordem política e social, a PF atuará em todo o país, empregando um contingente de mais de seis mil policiais, além do uso de drones para monitoramento de áreas críticas no combate a crimes eleitorais como boca de urna e compra de votos.
Durante as eleições, a PF não só atende às requisições da Justiça Eleitoral, como também integra o Centro Integrado de Comando e Controle Nacional, coordenando ações com outros órgãos de segurança para assegurar a integridade do processo. Uma das atuações de destaque neste ano foi a participação de peritos criminais federais nos testes de validação das urnas eletrônicas, garantindo a confiabilidade do sistema de votação.
Em 2024, a Polícia Federal já deflagrou 40 operações policiais de combate a crimes eleitorais e apreendeu mais de R$ 16,7 milhões em bens, sendo R$ 11 milhões em espécie, ligados a irregularidades durante a propaganda eleitoral. Cerca de 2,2 mil inquéritos policiais atinentes aos crimes eleitorais e contra o Estado Democrático de Direito estão em curso.
Amazonas
No Amazonas, o Comando Conjunto Amazônia 2024, diferente de outras edições das eleições municipais, 2024, em que os estados Acre e Amazonas enfrentam a maior seca da história, principalmente nas calhas dos rios Solimões, Purus e Juruá, as três Forças Armadas: Marinha do Brasil (MB), Exército Brasileiro (EB) e Força Aérea Brasileira (FAB) precisaram iniciar o trabalho logístico de translado das urnas eletrônicas com ao menos uma semana de antecedência.
São 4.920 militares envolvidos na operação de apoio logístico e segurança, para abranger 658
locais de votação nos dois estados.
Cabe ressaltar que dados da Defesa Civil apontam que o rio tem descido, em média, 5 centímetros por dia, no último mês. A cidade vive sua pior seca da história.
LEIA MAIS:








