Manaus, 4 de outubro de 2024
×
Manaus, 4 de outubro de 2024

Cenário

Quatro candidatos no Amazonas com mandados de prisão em aberto concorrem às eleições

Entretanto, pelas regras da legislação brasileira, um mandado de prisão em aberto não veta que alguém dispute uma eleição.

Quatro candidatos no Amazonas com mandados de prisão em aberto concorrem às eleições

(Foto: Ricardo Wolffenttel/Secom)

Manaus (AM) – Os candidatos ao cargo de vereador Finkler (Avante), Guga do Vôlei (Novo), Prof. Viviane Silva (PRD) e Henrique Silva (PRD), em diferentes municípios do Amazonas, fazem arte de um levantamento que mostra candidatos a cargos públicos com mandados em aberto nas eleições municipais deste ano.

Finkler, que concorre ao cargo de vereador pela primeira vez em Santa Isabel do Rio Negro, é alvo de mandado de prisão preventiva por lesão corporal expedido em 11 de abril de 2024.

Guga do Volei, que tentou uma vaga na Câmara Municipal de Nova Olinda do Norte, em 2020, é alvo de mandado de prisão por pensão expedido em 27 de fevereiro de 2023.

Já a candidata Viviane Silva, que concorre ao posto de vereadora de Parintins pela primeira vez, é alvo de mandado de prisão preventiva por roubo, emitido em 17 de janeiro de 2023.

De Barcelos, Henrique Silva, que também busca uma cadeira na Câmara Municipal de Barcelos pela primeira vez, é alvo de mandado de prisão por pensão expedido em 26 de agosto de 2024.

Regras

Conforme a legislação brasileira, um mandado de prisão em aberto não impede um candidato de disputar uma eleição. Dessa maneira, a proibição vale para condenados de forma definitiva ou por um colegiado de juízes.

Contato candidatos

O Portal AM1 tentou localizar os perfis dos candidatos nas redes sociais e apenas Guga do Vôlei, de Barcelos, possui perfil ativo nas redes. O candidato foi perguntado se iria se manifestar sobre o levantamento que inclui o seu nome e, até a publicação desta matéria, ainda não se manifestou.

O espaço segue aberto para que os demais candidatos se manifestem sobre o tema.

 

Confira na íntegra as regras para as candidaturas.

 

LEIA MAIS: